Uma expedição à Polónia que desde Portugal e Espanha levará risos e esperança a comunidades refugiadas da guerra na Ucrânia através da ação do grupo Palhaços Sem Fronteiras e Palhaç@s na Orla
A guerra na Ucrânia já deslocou quase 4 milhões de pessoas, segundo o ACNUR. A Polónia é o Estado da União Europeia que acolhe mais refugiados (2,5 milhões) e a maioria são mulheres e crianças. Os Palhaços Sem Fronteiras estão a realizar várias digressões de espetáculos em vários municípios da fronteira polaca (Przemysl, Medyka e Lublin, entre outros) e na capital, Varsóvia, com o objetivo de oferecer apoio emocional e psicológico através do riso às centenas de milhares de crianças (e suas famílias) que fugiram das bombas. Não é a primeira vez que o PSF Espanha atua no conflito na Ucrânia. Durante 2018 e 2019, já foram realizadas três expedições no leste do país e na capital, Kiiv, para atender crianças deslocadas pelo conflito de Donbass, que na época já havia causado o deslocamento forçado de 1,8 milhão de pessoas. No total, foram realizados 67 espetáculos para 5.362 crianças.
Nesta décima segunda expedição irá somar-se o grupo portugues Palhaç@s na Orla.
Atualmente em fase de integração na estrutura internacional, apadrinhados oficialmente pelo núcleo dos Palhaços Sem Fronteiras Espanha, o grupo Palhaç@s na Orla dedica-se ao trabalho de intervenção social e comunitária através do circo e da linguagem do palhaço.
Acreditando na função social e de intervenção comunitária da arte d@ palhaç@ com esta expedição temos como principal objetivo criar pontes com esta zona do mundo tão afetada pela guerra e a ela fazer chegar a nossa arte. Nestes lugares, onde famílias, crianças, jovens, idosos e adultos se encontram em situação de grande vulnerabilidade social, o riso pode possibilitar a transformação emocional e ajudar a aligeirar os impactos nefastos a nível psicológico causados pelo trauma.
Serão realizados dois espetáculos por dia, ao longo de dez dias, em várias localidades polacas onde atuaremos para as comunidades refugiadas, nomeadamente mulheres e crianças, em centros de acolhimento, praças públicas, estações de comboio, etc.
Para que esta expedição se realize precisamos do vosso apoio para financiar a viagem destas duas voluntárias que se propõem a levar risos além fronteiras!
Video
Expedição PSF ESPANHA
Sobre o promotor
O grupo Palhaç@s na Orla nasce do desejo de iniciar o núcleo Palhaços Sem Fronteiras Portugal onde Nádia Zambujo, Sara Sofia Araújo, Eva Ribeiro e Catarina Mota, artistas, palhaças e ativistas ,decidiram criar um projeto artístico de intervenção social e comunitário, unindo esforços com o projeto internacional Clowns Without Borders.
Os Palhaços Sem Fronteiras (CWB) tem início em 1993, quando o artista catalão Tortell Poltrona foi convidado a realizar uma expedição no campo de refugiados de Veli Joze (Savudrija) na Croácia por um coletivo de educadores que desenvolviam um programa pela paz nas escolas da Catalunha e que estavam em contato com escolas da antiga Jugoslávia, que naquele momento, encontrava-se em situação de guerra.
Esta experiência fundamentou as bases para a constituição da entidade, pois demonstrou a necessidade e a importância da realização de atividades artísticas e socioeducativas que tenham o intuito de melhorar a situação psicológica e emocional das populações durante e pós-conflito;
Palhaços Sem Fronteiras Internacional – Clowns Without Boders International (CWBI).CWBI é sediado em Espanha e composto atualmente por 14 países: Austrália, Bélgica, Canadá, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Espanha, África do Sul, Suécia, Reino Unido, Estados Unidos da América, Suíça e Brasil, o primeiro país da América Latina a fazer parte da entidade internacional, desde maio de 2016.
Todas as seções da CWBI são não-governamentais, independentes e sem fins lucrativos, sem filiação religiosa ou político-partidária.
Palhaços na Orla é o nosso passo inicial de encontro a criar a Palhaç@s sem Fronteiras PORTUGAL !
www.facebook.com/palhacosnaorla
https://www.clowns.org/
Vídeo PSF Espanha
EVA RIBEIRO- PALHAÇA E ACTIVISTA
Orçamento e Calendarização
EXPEDIÇÂO POLONIA-CARAVANA DE RISOS
DATAS- 23 JUNHO 2023 a 3 JULHO 2023
As vossas contribuições e apoio ajudam as duas palhaç@s Portuguesas Eva Ribeiro e Sara Sofia Araújo a integrar esta expedição em conjunto com dois outros coleg@s dos PSF espanha . O montante será para deslocação ( viagens de avião entre portugal polónia),transfers e viagens dentro da Polónia ( as acções são efectuadas em diferentes campos de refugiados e instituições localizadas com km de distancia entre si ou em diferentes cidades); estadia das duas artistas durante a expedição e a sua alimentação; As viagens incluem a participação de um tradutor profissional que apoia os artistas durante todo o tempo em que estão em expedição;
Galeria de Imagens
Documentos