A Ludoteca de Itacolomi é um projeto que visa levar à população deste minicípio a possibilidade de terem contacto com livros, jogos, discos e atividades que promovam o livro e a leitura.
"Somos o que brincamos, o que vemos, o que lemos, o que ouvimos e também o que contamos."
Ludoteca de Itacolomi - Somos o que brincamos é um projeto que visa levar à população do município de Itacolomi e seus visitantes a possibilidade de terem contacto com livros, jogos, discos e atividades que promovam o livro e a leitura em momentos de lazer. Assim, esta Ludoteca será um espaço lúdico, educativo, recreativo e cultural, especialmente pensado para crianças e adolescentes, tendo como primeira função a de lhes restituir o espaço e o tempo para brincar, livremente e a seu belo prazer.
O nosso objetivo principal é promover um espaço onde possam ser desenvolvidas actividades lúdicas e criativas que contribuam para o desenvolvimento educativo, cultural e social da comunidade.
O que pretende oferecer? Biblioteca (catálogo em constante construção); Espaço de jogo; Empréstimo de jogos e livros; Desenvolvimento de projectos e ateliers com associações locais.Queremos, com a Ludoteca de Itacolomi, criar um espaço onde seja promovida a cultura de estar em família, onde haja almofadas no chão, livros em estantes, instrumentos, discos, pessoas, muitas pessoas e com elas histórias para serem degustadas.
Sobre o promotor
Olá, o meu nome é Eva Barros Matos, sou atriz e contadora de Histórias portuguesa que, em 2014, conheceu e se apaixonou pelo interior do Brasil mais propriamente por um pequeno minicípio no interior de Belo Horizonte chamado de Itacolomi. Se as cachoeiras e os quilómetros e quilómetros de vegetação a deixaram boquiaberta, foram as histórias destes lugares que a fizeram querer saber mais sobre o lugar. Infelizmente não existe em Itacolomi nenhum espaço dedicado às histórias e desde então tem o desejo de criar um espaço para esse efeito, onde famílias possam ter momentos de partilha e crescimento. Nesta pequena cidade não existe uma livraria, uma biblioteca e os habitantes têm um acesso muito reduzido à cultura literária e é no propósito de culmatar esta lacuna que este projeto pretende nascer.
Em Portugal, trabalha como atriz de teatro, cinema, televisão e dedica grande parte do seu tempo também à narração oral.
Para conhecer melhor o meu trabalho pode sempre consultar: www.evabarros.com
Orçamento e Calendarização
Calendarização:
De 18 - 19 de Abril 2022 - Compra de recheio (livros, jogos, tapetes, discos, etc.);
Dia 20 de Abril 2022 - Preparação do Espaço;
Dia 21 de Abril 2022 - Abertura ao público do primeiro espaço da "Ludoteca Itacolomi - Somos o que brincamos", um cantinho no salão comunitário de Itacolomi com uma hora do conto presencial com contadoras online a partir de Lisboa;
A partir de 16 de Abril - Porta aberta à Ludoteca de Itacolomi à comunidade.
Eva Barros
MUITO OBRIGADA!
Conseguimos!!!! Graças ao apoio de todos vocês conseguimos angariar o valor e inaugurar a Ludoteca de Itacolomi - Somos o que Brincamos. Foi um dia muito feliz e até o final da minha estadia aqui ainda levaremos os livros e a energia da Ludoteca a várias escolas da cidade. Fiquem a saber de tudo no instagram da Ludoteca @ludoteca_itacolomi . Beijinhos.
Eva e Enrique Matos
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários