O objetivo do PROJECTO MUSSAPADZE é construir uma escola em Moçambique para cerca de 100 crianças, proporcionando-lhes o direito fundamental à educação.
O objetivo do PROJECTO MUSSAPADZE é construir uma escola em Moçambique para cerca de 100 crianças, proporcionando-lhes o direito fundamental à educação. Sabendo que Moçambique é um dos países mais pobres do mundo, com diversos problemas económicos, humanitários e sociais, a educação sempre foi relegada a um plano secundário. Atualmente, 60% das crianças têm a oportunidade de frequentar a escola, das quais apenas 78% conseguem de terminar o 1° ciclo e 29% o 2 ° ciclo. Esta triste realidade é devida principalmente à falta de escolas primárias e, consequentemente, a taxa alfabética deste país é de apenas 40%.
O objetivo deste projeto é a construção de uma escola primária na Quinta da Margarida, localizada perto de Gondola. As crianças que ali vivem e frequentam a escola são como todas as outras crianças: gostam de brincar, nadar no rio e rir muito. Nesta quinta Margarida acolhe 60 famílias e emprega diversas pessoas, tendo sido responsável por duplicar o salário mínimo de todos os que lá trabalham. Margarida desempenha um papel fundamental na comunidade, não só como empregadora mas também dando auxilio aos mais diversos problemas do dia-a-dia: ela fornece medicamentos, leva as pessoas doentes ao hospital e da roupa. Margarida é bem conhecida na comunidade, pelo seu coração bondoso e diversas pessoas chamam-na de "mãe" devido a todos os esforços que ela faz para ajudar os que mais precisam. Atualmente as crianças dessas famílias e de outras aldeias vizinhas frequentam diariamente as aulas, que acontecem debaixo de uma árvore, sem bancos, sem cadeiras e sem livros. As crianças sentam-se no chão ou em baldes de plástico velhos, nenhuma delas tem um livro, uma caneta ou um pedaço de papel. A professora não tem um quadro para escrever, ela utiliza um pedaço de chapa de zinco.
Este projeto vai permitir que a comunidade tenha acesso a um equipamento seguro para as crianças aprenderem e a terem as ferramentas certas para construir o seu futuro. Queremos construir uma escola de 4 salas de aula com aproximadamente 20 m 2 cada e um espaço comum para o recreio. Para além das aulas do 1° ao 4° ano haverá ainda uma turma de pré-escola, com cerca de 25 crianças.
O espaço para a construção da escola será generosamente doado por Margarida e o edifício será propriedade do Estado. Toda a manutenção será responsabilidade da Associação de Pais local e desta forma a população terá o prazer de ter um equipamento bem como a responsabilidade de mantê-lo em boas condições.
Crianças junto ao rio Mussapadze
Como Nelson Mandela disse: "A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo." Vamos dar a esta comunidade a oportunidade de escrever uma história diferente à próxima geração.
Sobre o promotor
Margarida Barjona de Freitas é a líder do projeto. Nascida em Moçambique, 64 anos, viveu a maior parte da sua vida no Brasil e Portugal e regressou há 3 anos para seu país natal. Quando Margarida deixou Moçambique a guerra colonial estava a começar e 40 anos passados ela encontrou um país pobre e destruído, muito diferente das memórias que ela guardava. Desde o seu regresso, ela tem estado envolvida em projetos agrícolas que têm permitido mudar a vida de inúmeras pessoas. Ela é bem conhecida na comunidade por ajudar os que mais precisam e criar empregos e oportunidades. Margarida tem uma grande quinta onde moram mais de 60 famílias. As pessoas da aldeia tem um imenso carinho por ela e fazem canções que lhe são dedicadas. As canções falam sobre seu grande coração, bondade e o trabalho que ela tem vindo a desenvolver.
Lidando diariamente com a pobreza e condições de vida complicadas, Margarida sente a necessidade de fazer algo para mudar. Ela acredita que proporcionar educação numa fase precoce da vida permitirá à comunidade desenvolver-se de várias maneiras. Margarida tem 3 filhos, gosta de ler e fazer atividades ao ar livre. Ela ocupa-se com diversas atividades na sua quinta: cuido dos animais, dos campos e na pesca.
Teresa Barjona de Freitas é a filha de Margarida, vive em França e é o principal contato com Margarida: é a pessoa que esta a fazer a ponte entre o sonho de Margarida e a realidade. Teresa já foi várias vezes a Moçambique e tenta sempre desenvolver algum trabalho social. Ela traz roupas e brinquedos e distribui às pessoas da quinta. Uma grande parte de sua família está em Moçambique sendo por isso sensível à causa. Teresa já trabalhou em muitos projetos com crianças e acha fascinante que estas crianças em Moçambique vão à escola todos os dias apenas porque têm uma sede imensa de conhecimento.
A última vez que Teresa fez uma grande viagem, ela viajou ao longo da África do Sul, Moçambique e Zimbabwe. Anteriormente ela teve a oportunidade de ir ao Senegal e visitar um orfanato, onde começou a entender a diferença que uma Acão pode fazer na vida de outras pessoas.
Marisa Enes Lemos, tem 27 anos mora em Esposende e é a responsável pelo plano de comunicação e design. A Marisa gosta de atividades ao ar livre e já experimentou um pouco de todos os desportos. Gosta também de viajar e já esteve um pouco por todo o mundo. A nível profissional a Marisa trabalha numa fábrica sendo Gestora de Produção. Neste projeto o papel da Marisa é fundamental para promover e alcançar os nossos objetivos.
Finalmente, o projeto teve o prazer de contar com a contribuição da Matilda, a irmã da Marisa que criou o logotipo do Projeto Mussapadze.
Orçamento e Calendarização
O orçamento para este projeto é de 3500€. Neste orçamento estão incluídos todos os gastos com mão-de-obra, construção e mobiliário para a escola. Os livros e os salários dos professores serão sustentados pelo governo local. A escola terá 4 salas de aula e uma zona de recreio comum.
Em anexo encontra-se:
Tabela 1, o Planeamento do Projeto;
Tabela 2, o orçamento dividido por categorias principais.
O objetivo é ter a nova escola pronta para iniciar aulas no dia 1 de março, um mês após o início do novo ano letivo.
Galeria de Imagens
Documentos
Projecto Mussapadze
OBRIGADA
A duas semanas do fim da campanha gostaria de agradecer a todos os que contribuiram para esta causa.
E com muita alegria que vejo o envolvimento e generosidade de tantos"anonimos" e nao so que querem ajudar a transformar a vida destas crianças em algo melhor.
Nao ha palavras para descrever a diferença que esta escola trara, nao so para a geraçao de hoje, mas para as futuras.
A noticia ja foi espalhada na pequena vila e a nova escola tem sido aguardada com muita ansiedade!!
As aulas ja começaram , e continuam a ser dadas debaixo da arvore, como puderam ver no video de apresentaçao, e neste momento por ser altura das chuvas, torna-se insuportavel.
Peço a todos que nos acompanhem no Facebook onde iremos colocar fotos, videos e muitas mensagens a medida que a escola for sendo construida!
Obrigada nao é suficiente para agradecer todo o vosso apoio mas espero que o sorriso das crianças seja sufiiente!
Pelo Projecto Mussapadze
Teresa
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários