Convidamos-te para fazeres parte da regeneração deste pequeno pedaço de terra contribuindo para aquisição de plantas.
Caros amigos,
Aqui vos escrevemos, Christophe e Ana, fundadores do Projecto Criana, para vos pedir o vosso apoio na nossa angariação de fundos para a plantação de uma sebe biodiversa no nosso terreno.
O Projecto Criana tem como base a partilha de boas práticas tanto ao nível da regeneração de um ecossistema como também na Bioconstrução, está localizado em Casais da Lage. Campelos – Torres Vedras. Para isso, estamos a trabalhar para criar um espaço que seja mais rico em biodiversidade, que promova a retenção de água e que seja mais resiliente às alterações climáticas.
Uma das medidas que estamos a tomar é a plantação de uma sebe biodiversa. Esta sebe irá ajudar-nos a proteger o nosso terreno dos ventos, a atrair polinizadores e a fornecer abrigo para a fauna selvagem.
Nesta fase a sebe biodiversa será plantada em U, abrangendo as laterais norte, oeste e sul do terreno. Esta disposição irá criar uma barreira natural que protegerá o ecossistema dos ventos denominantes que sopram nestas direções.
O total de extensão da sebe é de 220 metros lineares, para tal serão necessárias 650 plantas.
Para plantar esta sebe, precisamos de um total de 600 euros. Este valor irá ser utilizado para a compra de plantas.
Acreditamos que este projecto é importante para a nossa comunidade e para o ambiente. Por isso, contamos com o vosso apoio para o tornar realidade.
Sobre o promotor
O Projecto Criana, criado por nós, Christophe e Ana tem como objetivo a partilha / escola de metodos de regeneração do ecossistema e bioconstrução.
Estamos localizados no Casal da Lage, Campelos, Torres Vedras, num terreno com 14.300 m².
Começamos no final de 2018 com o início da regeneração do terreno, terreno esse, exposto aos fatores climáticos há muitos anos. Desde então, já plantamos / semeamos mais de 1.000 árvores e arbustos.
Vivemos numa tiny house construída por nós, enquanto construíamos a Casa Criana, uma casa em que utilizamos técnicas de bioconstrução e arquitetura bioclimática.
Num terreno inclinado e argilo-arenoso, em 2019, construímos três socalcos à curva de nível para a infiltração de água e a casa, por sua vez, também ficou enterrada para que o impacto visual fosse mínimo.
Em fevereiro deste ano, fomos pais pela primeira vez, da pequena Isaura.
Acompanha o nosso trabalho em:https: //linktr.ee/projectocriana
Um bem haja,
Christophe e Ana
Orçamento e Calendarização
As sebes biodiversas são compostas por várias espécies de plantas que se ajudam mutuamente no seu desenvolvimento.
As espécies selecionadas para a sebe biodiversa aqui proposta são:
-
Eucalipto globulus: é uma árvore de folha caduca que pode atingir até 50 metros de altura. O eucalipto fornece sombra e abrigo para as outras plantas, e também ajuda a melhorar a drenagem do solo.
-
Casuarina equisetifolia: é um arbusto ou árvore de folha perene que pode atingir até 20 metros de altura. A causuarina fornece sombra e abrigo para as outras plantas, e também ajuda a melhorar a qualidade do solo.
-
Melaleuca leucadendra: é um arbusto ou árvore de folha perene que pode atingir até 20 metros de altura. A malaleuca fornece sombra e abrigo para as outras plantas, e também ajuda a atrair polinizadores.
-
Myoporum insulare: é um arbusto de folha perene que pode atingir até 5 metros de altura. O Myoporum fornece sombra e abrigo para as outras plantas, e também ajuda a atrair polinizadores.
-
Medronho: é uma árvore ou arbusto que pode atingir até 10 metros de altura. O medronho é uma planta muito importante para a biodiversidade. É uma fonte de alimento para uma variedade de animais, incluindo aves, mamíferos e insetos. As suas flores são polinizadas por abelhas e outros polinizadores.
O total de extensão da sebe é de 220 metros lineares, será necessária a aquisição de 650 plantas, com um custo total de 600€.
(A espécies de plantas pode variar, consoante a disponibilidade do viveiro na altura da compra)
Galeria de Imagens