O CORDÃO pretende lançar o seu projecto-piloto para financiar apoio profissional a mulheres com baixos rendimentos e precisa do teu apoio!
O CORDÃO nasceu em Maio de 2021, no instagram, como um murro na mesa para romper a solidão e o silêncio no processo de ter ou não ter filhos.

Num formato inovador, começou como um diário comunitário sobre o processo de ter ou não ter filhos, aberto a todas as pessoas através da escrita e da leitura e com o objectivo de:
- Promover a reflexão e diálogo;
- Acolher as experiências com empatia e sem julgamento;
- Aumentar a representação da diversidade e pluralidade;
- Criar um ambiente seguro de partilha e solidariedade entre pessoas;
- Alertar e denunciar todas as problemáticas que envolvem o processo de ter filhos.

O CORDÃO tem crescido a olhos vistos e tornou-se uma comunidade digital inclusiva, participativa e revolucionária que dá voz e visibilidade a diferentes realidades, com testemunhos pessoais e honestos, sem juízos nem hierarquias, através das centenas de textos que nos vão chegando.
Do instagram para o mundo, o CORDÃO tem site onde publica textos recebidos; encontros presenciais regulares; um servidor no discord para conversas; um directório e mapa de profissionais e serviços recomendados por membros do CORDÃO; um mapa colaborativo de espaços babyfriendly/com acessibilidade; um directório para divulgação de negócios de pessoas com filhos e um clube de leitura mensal onde é promovida a leitura de obras escritas por mulheres e o debate sobre as mesmas.
Com mais de 19.000 seguidores, o CORDÃO é um observatório das experiências e necessidades na maternidade e paternidade em Portugal, com um papel relevante na normalização da pluralidade e considerado pelos seus membros uma mais-valia precisamente por explorar - sem tabus nem sermões - um leque infinito de perspectivas sobre o tema. Um abraço colectivo. Um espelho. Um amparo.

A comunidadde do CORDÃO tem permitido perceber que - ainda que as comunidades digitais tenham influência positiva - no contexto actual, existem lacunas na oferta de apoio profissional a pessoas fora das esferas mais privilegiadas e muito trabalho a ser feito pela informação e defesa dos direitos das pessoas grávidas e em pós-parto e das crianças.
Precisamente pela consciência das necessidades actuais, o CORDÃO não pode ficar por aqui!
OS PLANOS
1. ASSOCIAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS. Para colmatar a lacuna actual e tornar-se activo na luta pela defesa dos direitos das mulheres e pessoas grávidas e em pós-parto, o CORDÃO transformou-se numa Associação Sem Fins Lucrativos cujos objectivos são:
- promover a informação e literacia em saúde;
- defender os direitos das mulheres e pessoas grávidas e em pós-parto;
- desenvolver redes de apoio (em conjunto com associações e entidades existentes);
- financiar apoio profissional a mulheres, pessoas grávidas e em pós-parto com baixos rendimentos, trabalhando com uma rede de profissionais de saúde parceiros.
2. PROJECTO UMA A UMA
a) PROJECTO-PILOTO de rede de apoio profissional financiado, para um grupo limitado de pessoas grávidas ou em pós-parto nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, com baixos rendimentos e problemáticas nas áreas da amamentação, saúde mental e direitos.
b) PUBLICAÇÕES INFORMATIVAS em formato digital e físico que reúnem informação útil, bem esquematizada e nem sempre amplamente distribuída, sobre temas importantes desde a gravidez ao pós-parto.
A longo prazo, o projecto UMA A UMA, tem como objectivo tornar-se, em parceria com entidades públicas e privadas, uma referência na facilitação e coordenação de uma rede técnica e científica, especializada em saúde reprodutiva e da mulher. Uma a Uma, acreditamos ser possível chegar a todas as pessoas portuguesas em situação de baixo rendimento e carências nas áreas abrangidas, ou outras.
3. CLUBE DE LEITURA. Manutenção do clube de leitura gratuito e aberto a todas as pessoas.
4. BIBLIOTECA COMUNITÁRIA. Concepção do próximo projecto da Associação CORDÃO.
Para isto, o CORDÃO precisa de ti e do teu contributo.
O CORDÃO é de todes e para todes.

CORDÃO
Somos 60!
Obrigada a todas as pessoas que têm contribuído para o nosso projecto! Estamos a um passinho mais perto de conseguir.
Partilhem e divulguem o nosso crowdfunding para chegarmos cada vez mais longe.
Muito obrigada!
UMA A UMA <3
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários