Ajude-nos a estudar as borboletas de Marrocos! Somos uma equipa de investigadores e precisamos de realizar uma expedição a Marrocos em Maio para terminar o nosso estudo sobre 4 espécies de borboletas!
Caros amigos, este projecto tem como objectivo realizar uma expedição científica de duas semanas a Marrocos, no próximo mês de Maio de 2018, para estudar 4 espécies de borboletas.
É uma expedição em prol da Natureza, Ciência e Biodiversidade em que iremos amostrar diferentes populações ao longo de um itinerário de mais de 3000 quilómetros. Mais tarde, de volta à Faculdade de Ciências de Lisboa, iremos estudar no laboratório as diferenças genéticas destas populações.
E para quê?
Com esta informação conseguimos saber como é que as borboletas evoluíram ao longo dos últimos milhares de anos!
Para além disto podemos responder às questões: Como é se que diferenciaram ao longo do tempo? Como é que se estão a adaptar aos efeitos das alterações climáticas?
Mais importante ainda, queremos identificar quais são as populações em maior risco e que devemos urgentemente proteger.
Os efeitos das alterações climáticas e da acção do Homem estão a provocar uma crise de Biodiversidade, mas antes de se extinguirem, as espécies estão a ser relegadas a áreas cada vez mais isoladas e pequenas, com condições cada vez mais longe daquilo que gostam e precisam. A situação actual em Marrocos, com um aumento galopante da desertificação e erosão dos seus habitats naturais é a perspectiva de um futuro a médio prazo na Península Ibérica. É por isso que é importante conhecer e estudar este exemplo para podermos proteger a tempo o que nos rodeia.
Esta expedição a Marrocos vai complementar o trabalho que a nossa equipa já fez anteriormente em Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia, toda esta região oeste do mediterrâneo onde ocorrem estas espécies. As nossas várias expedições anteriores revelaram informações muito interessantes sobre borboletas, camaleões, lagartos, cigarrinhas, moscas e inclusive levaram à descoberta de novas espécies para a ciência!
Porque nos deve ajudar?
As borboletas são essenciais na polinização das nossas culturas e apresentam um papel importante nas cadeias alimentares. São dos primeiros grupos a sofrer as consequências das mudanças climáticas e da alteração dos habitats, e são por isso consideradas bons bioindicadores de qualidade ambiental, que associamos à Natureza intocada. Conhecendo e protegendo a tempo as borboletas, poderemos também saber o que se passa com muitas outras espécies!
Qualquer apoio é bem-vindo no financiamento deste projecto científico, seja ele grande ou pequeno, conforme as possibilidades de cada pessoa. Seria para nós uma enorme ajuda se pudesse contribuir para este estudo científico com o apoio que quiser.