Um projeto sólido, com impacto já comprovado que precisa de financiamento para continuar a fazer a diferença no apoio diferenciado à amamentação, em Portugal.
ASA - Ao Serviço da Amamentação é um projeto solidário, criado por voluntárias com formação especializada em amamentação e experiência no atendimento às famílias, que pretendem dedicar algum do seu tempo a apoiar, gratuita e presencialmente, mulheres que amamentam ou pretendem amamentar.
Todo o apoio é prestado ou supervisionado por IBCLC (consultoras de lactação certificadas pelo IBLCE) com uma equipa multidisciplinar.
Uma iniciativa para quem deseja ter ajuda profissional e não tem condições financeiras e/ou de acesso para ter o suporte que todos merecemos.
«No ASA as famílias vão encontrar o aconchego da asa de uma mãe, ao mesmo tempo que recebem ferramentas para voarem sozinhas.»
Como:
Mensalmente as voluntárias do ASA encontram-se com as famílias em local a anunciar (e que se pretende que possa ser rotativo), realizando atendimentos de amamentação individuais, em condições adequadas de privacidade. Ao longo do dia é ainda realizado um workshop para grávidas, destinado a preparar a futura experiência de amamentação, bem como um workshop sobre outro tema relacionado com a parentalidade (Direitos parentais, Babywearing, Saúde Pélvica, Segurança Rodoviária Infantil, entre muitos outros).
Destino do nosso voo:
Ambicionamos que o ASA possa continuar a fazer mais e melhor do que tem feito nos últimos 3 anos. Vamos migrar para várias localidades, construindo ninhos que acolham diversas comunidades, em parceria com entidades locais que se identifiquem com o projeto e desejem contribuir para a promoção da amamentação junto das suas populações.
Apesar de o número de profissionais capazes de intervir no apoio à amamentação ter vindo a aumentar nos últimos anos, muitas famílias continuam a não ter acesso a apoio especializado em amamentação nos cuidados de saúde primários. E esta ausência de apoio adequado e oportuno, dita, não raras vezes, o fim da amamentação.
As mulheres que enfrentam desafios, sejam eles dor, dificuldades na adaptação do bebé à mama ou desenvolvimento do bebé diferente do expectável para a faixa etária, são rapidamente encaminhadas para soluções que comprometem a amamentação.
O apoio especializado em amamentação, com vista à capacitação da mãe e sem intervenção para além do estritamente necessário, tem o potencial de estabelecer experiências de amamentação satisfatórias e duradouras.
A amamentação é uma questão de saúde pública e para além de todos os benefícios de saúde física e emocional conhecidos, hoje torna-se urgente na esfera financeira de muitas famílias que podem poupar até 900€ (fonte: estudos de vários países entre 2018-2024). Enquanto sociedade, estima-se que podemos economizar até milhares de euros para os custos que o sistema nacional de saúde tem com mães que não amamentam e crianças não amamentadas, nos anos seguintes, à semelhança do que a Noruega contempla no seu PIB.
O ASA – Ao Serviço da Amamentação, propõe-se ser mais um recurso ao acesso das famílias, mas para continuarmos no terreno precisamos da sua contribuição seja financeira para fazer face às despesas&custos operacionais, seja na partilha da campanha junto da sua rede que possa também fazer parte desta iniciativa pioneira.
Algumas das despesas listadas abaixo são correntes (como o contabilista), algumas são ocasionais (como os cabazes para as famílias). Algumas são investimentos já feitos que precisam de ser renovados ou acrescentados (como tapetes, almofadas, etc), algumas são novidades muito necessárias para 2025 (como um telemóvel próprio do projeto).
As nossas ASAS levam-nos mais longe! Vens connosco?!
Acompanhe tudo pelo nosso instagram @asa.amamentacao
✍🏻 Recibos de donativos particular e empresas
Caso queira um recibo para o seu donativo terá que deixar em branco a opção "Desejo que esta contribuição seja anónima e abdico das recompensas" de forma a inserir o seu NIF. Se precisar de recibo específico para empresas envie um email para: aoservicodaamamentacao@gmail.com