Campanha Dia Mundial do Cancro - Campanha de angariação de fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro
No dia 4 de fevereiro celebra-se o dia Mundial do Cancro. O Dia Mundial do Cancro (DMC) é uma iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), da qual a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), este dia pretende capacitar e unir a população para enfrentar um dos maiores desafios de saúde pública. Consciencializar, melhorar a educação e promover a ação pessoal e coletiva, na luta contra o cancro, são o foco do DMC.
Ações conscientes e determinadas, nomeadamente na área da prevenção, permitirão evitar milhões de mortes por cancro. É urgente divulgar a mensagem e proporcionar um acesso igualitário a tratamentos e cuidados de saúde.
Este ano, no Dia Mundial do Cancro (4 de fevereiro), o mote é lutar “Por Cuidados Mais Justos”, alertando para a desigualdade no acesso ao diagnóstico, rastreios e tratamentos. Nesse sentido, em parceria com a UICC, a LPCC lançou o “Desafio 5 Km”, sendo que o objetivo é promover a prática da atividade física para que, juntos, possamos “dar a volta ao mundo, para dar a volta ao cancro”.
Sobre o promotor
Com data de fundação a 3 de Novembro de 1887, a Associação Académica de Coimbra (AAC) sempre se constituiu enquanto instituição ímpar no panorama do associativismo estudantil em Portugal e na defesa do academismo conimbricense. Os contornos dos prelúdios da sua existência, desde logo evidenciam a mobilização irreverente e a ansia dos seus dirigentes por construir projetos e elos entre todos os estudantes da Universidade, nomeadamente com o primeiro presidente da Associação, António Luís Gomes (1887-1890), na altura presidente do Teatro Académico (1885), a agregar-se com outros 17 académicos visando proceder a uma reforma naquela que era então designada por Academia Dramática e a lançar as bases do que viria a ser a Associação Académica. Os 4 eixos fundamentais da intervenção da AAC são a cultura, o desporto, a política e a intervenção cívica e social.
Esta campanha surge em estreita colaboração com a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), fundada em 1941, assume-se como uma entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia. O Núcleo Regional do Centro, sediado em Coimbra, é um dos cinco núcleos da instituição que, naturalmente, assenta a sua ação tendo por base estes quatro eixos fundamentais.
Orçamento e Calendarização
A Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma Organização não Governamental, sem fins lucrativos, declarada de Utilidade Pública e isenta da IRC, habilitada a receber donativos de particulares e empresas, os quais, mediante o recibo emitido pela Liga, terão enquadramento fiscal em sede de IRS e IRC, respectivamente.
Não recebendo quaisquer subsídios estatais para o desenvolvimento das suas actividades e programas, os donativos concedidos à LPCC, sobretudo pela altura do peditório anual, são o garante financeiro para o desenvolvimento das actividades de prevenção primária e secundária do cancro, de apoio à formação e investigação em oncologia e de apoio social ao doente oncológico e familiares. Representam um grande testemunho da generosidade das populações abrangidas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e do grande apreço pelo trabalho realizado em prol da população em geral e do doente oncológico em particular.
(In: https://www.ligacontracancro.pt/financiamento/)
O objetivo desta campanha é angariar, durante 1 mês, de dia 4 de fevereiro ao dia 4 de março de 2023, o montante de 750€ para a Liga Portuguesa Contra o Cancro de forma a auxiliar esta instituição na persecução dos seus objetivos e missão.
Galeria de Imagens