O PROCEDIMENTO, do realizador Chico Noras, é uma comédia negra, gravada em Santarém, que retrata uma realidade distópica, explorando o tema fraturante da eutanásia e refletindo sobre o valor da vida.

O terceiro filme do realizador scalabitano Chico Noras será rodado inteiramente na cidade de Santarém, contando com apoio Institucional da Câmara Municipal de Santarém, o Hospital Distrital de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém. A sua índole regional prende-se com a vontade dos seus criadores em mobilizar a comunidade artística local, fomentando a arte e o cinema ribatejanos. Para além da localização, o projeto contará com vários profissionais da região, tanto no casting como na equipa de produção. O filme será protagonizado por Paula Só e Dinarte Branco.

SINOPSE DO FILME:
Numa realidade não muito distante, o suicídio e a morte assistida são procedimentos moralmente aceites, introduzidos com naturalidade no nosso dia-a-dia. E quando o grande capital e a produtividade são a única moral, surge, então, a questão: O que fazer quando uma pessoa deixa de produzir? Bem, se não se fatura, mais vale morrer.
Maria Eugénia, recém reformada, tem a sua morte agendada há vários anos. Mas será que se preparou devidamente para o procedimento?

NOTA DO REALIZADOR:
A normalização do ato de morrer aliada à aceitação da sua inevitabilidade, leva-nos para o patamar do total relativismo quase niilista da vida e da morte. Caminhamos a passos largo para um mundo onde o valor intrínseco da vida humana se confunde com a sua capacidade de gerar capital. É então morrer um ato de altruísmo quando se deixa de produzir? Imaginar esta sociedade hipotética, estranhamente familiar, permite-nos refletir sobre para onde queremos caminhar. Pelo olhar do humor do absurdo, conseguimos ter uma visão distante e ao mesmo tempo assertiva sobre tão delicada temática.
Ficaremos eternamente gratos pelo vosso apoio. Muito, muito obrigado!

"Porque o seu fim é o nosso príncipio."