AMATÉRIABRUTA é uma marca portuguesa criada em 2013 pela arquitecta Ana Matéria. É um conceito de bijutaria definido como "um projecto de joalharia reciclada" pensado e criado com base na utilização de materiais reciclados ou matérias-primas originais e pouco comuns, no qual, o tema da reciclagem é a base da reinterpretação e criação de peças contemporâneas e originais. A concepção das peças tem como base a criação de novos valores estéticos para materiais pouco comuns e utilizados no campo...
VANTAGENS PARA O CLIENTE?
QUE PROBLEMA RESOLVE?
São peças de design que incluem objectos que deixaram de ser úteis para a sociedade, deixaram de cumprir a função para os quais estavam destinados passando a ter uma nova função. São peças concebidas do ”desperdício”.
Este conceito permite transformar desperdícios em peças de arte, peças de arte usáveis, reutilizando e reciclando elementos para o efeito. Dada a singularidade do conceito obtém-se a nível de produto/peça final custos extremamente reduzidos.
Em cada peça da Matéria Bruta conseguem-se ganhos na ordem 800% a 1000% e em alguns casos as peças têm custo 0, na medida em que a peça nasce de matéria reaproveitada. A ideia num futuro próximo seria estabelecer acordos/parcerias com fabricantes e indústrias, de modo a, recolher os seus desperdícios sem interesse e reconvertendo os despojos em peças da Matéria Bruta. Ou seja, recolher o seu “lixo”. Desta forma seria uma grande vantagem para todos, pois o “lixo” de uns seria utilizado como matéria bruta para a concepção dos produtos deste projecto.
Este conceito, para além das vantagens ambientais e económicas (à sua escala), tem uma vertente educativa e inovadora, pois não só sensibiliza para a importância da reciclagem e do reaproveitamento como permite criar um novo conceito estético que rompe com padrões e conceitos pré-estabelecidos impostos pela globalização, criando uma vertente única e original de acordo com a personalidade de cada um. A designação do projecto é por si só é uma ideia original não só pelos materiais e técnicas usados, mas também pelas peças resultantes que se distinguem pela originalidade, criatividade, individualidade e pelo factor económico assumindo assim um carácter diferenciador face ao mercado em que se inserem.
O projecto está em fase de desenvolvimento ao nível da divulgação. Ou seja, encontra-se na fase de procura de espaço ou espaços para a comercialização. Os custos associados à concepção do produto são baixos e em determinadas situações são a custo 0.
Uma vez que ainda não existiu uma comercialização efectiva e prolongada do produto todos os proveitos ou benefícios gerados foram/são aplicados na produção das peças. Os proveitos obtidos em cada peça são na ordem dos 1000%. (variando entre 800% a 1000% consoante as matérias usadas).
SUSTENTABILIDADE DO NEGÓCIO, Estabelecer parcerias para obtenção de matéria-prima (sem custos) com base em permuta de interesses (Ex: empresa fornece materiais/Matéria Bruta oferece divulgação ou produtos no interesse do parceiro).