Este projeto visa pedir às pessoas apoio financeiro para que meus pais escapem da cidade ucraniana de Kherson, que agora está ocupada pela Rússia e venham para a Europa segura.
O meu nome é Yuliia, sou ucraniana e estudante na Universidade do Minho. A minha família está presa em Kherson, a minha cidade natal, que está neste momento ocupada por tropas Russas. O exército Russo não permite a entrada de ajuda humanitária nesta cidade.
Devido à falta de produtos alimentares, metade dos quais são enviados para a Crimeia, os preços da comida aumentaram já várias vezes e , neste momento, todos os bens necessários à sobrevivência são 2 a 3 vezes mais caros do que na Europa.
A minha mãe é contabilista numa clínica dentária pública, e a entidade governmental que patrocina a clínica pode a qualquer momento cair nas mãos dos ocupantes, e a minha mãe ficará sem salário. O estaleiro onde o meu pai trabalha não está em funcionamento desde que a guerra começou, portanto ele basicamente perdeu o seu emprego e não tem qualquer rendimento.
Desde o início da Guerra, são travadas batalhas nas aldeias da região de Kherson, que estão a 20 km de distância da cidade.
O prognóstico relativamente a Kherson é desapontante. De um ponto de vista histórico, as batalhas por Kherson têm sido as mais ardentes. E o facto de a Rússia enviar novos equipamentos para a região todos os dias confirma o facto de que, muito em breve, Kherson se poderá tornar a segunda Mariupol.
Eu quero mesmo salvar a minha família e ajudá-los a sair da cidade. Nós temos uma relação muito próxima, e não consigo imaginar a possibilidade de algo lhes acontecer. Por isso, peço o vosso apoio financeiro para que eles possam sair da cidade assim que for possível e chegar à Europa. Devido ao facto de ser um risco enorme sair da cidade e guiar em rumo de áreas seguras, bem como à falta de combustível, os custos de qualquer tipo de transporte são muito elevados.
Obrigada por lerem a minha mensagem e espero que me possam ajudar.