O Sebê Nón – “nosso saber” – procura combater o abandono escolar da população feminina santomense e consciencializar para a igualdade de género através do apoio ao estudo e de atividades extraescolares em prol do empoderamento feminino.
O Sebê Nón surgiu no âmbito da WACT Incubação, que apoia empreendedores sociais no planeamento, concretização e gestão de um projeto social sustentável, e tem como eixos centrais de abordagem a educação e questões de igualdade de género.
No que diz respeito à educação, à medida que o nível de ensino vai aumentando pode observar-se que as diferenças de género se vão alargando. Esta desigualdade – em que as mulheres saem mais prejudicadas – é depois visível na qualificação profissional para obtenção de melhores empregos, na independência económica e na participação na vida pública.
Os objetivos do Sebê Nón são então o combate ao abandono escolar da população feminina santomense e a consciencialização para a igualdade de género através do apoio ao estudo e da realização de atividades extra-escolares cujas temáticas e metodologias contribuam para o empoderamento feminino.
O projeto será implementado na ilha de São Tomé durante 12 meses, alinhado com o ano letivo nacional, nomeadamente com raparigas a frequentar a 7ª, 8ª e 9ª classes na Escola Secundária de Guadalupe, a fim de abranger as populações das comunidades de Guadalupe e de Agostinho Neto.
Sobre o promotor
WACT
A WACT – We Are Changing Together, uma Organização Não Governamental que trabalha em prol do Desenvolvimento através da educação (ONGD), tem como missão mudar o mundo através das pessoas e por isso acredita no potencial de cada um para ser um agente de mudança nos seus contextos diários e no mundo. Enquadrada na área da Educação para o Desenvolvimento, capacita futuros Changemakers, dotando-os de competências técnicas nas áreas do empreendedorismo e da intervenção social.
O projeto Sebê Nón é um dos projetos apoiados pela WACT Incubação, que apoia os changemakers através da transmissão de know-how para o planeamento, concretização e gestão de um projeto social sustentável e ainda com apoio constante ao nível de networking e apoio jurídico.
Sofia Ramos – Autora do projeto
Licenciada em Relações Internacionais e Mestre em Estratégia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Política (ISCSP).
Iniciou o seu percurso de voluntariado a nível nacional, na Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM). Depois, já a nível internacional, participou no WACT Spirit 2016, no âmbito do qual completou um curso formação em Empreendedorismo e Intervenção Social que culminou com a implementação de um projeto-piloto na Ilha de São Tomé com enfoque na área da igualdade de género.
De volta a Portugal, definitivamente apaixonada por estes temas, direccionou o seu foco de trabalho e de formação para esta mesma área: participou enquanto mentorada num programa de mentoria para a igualdade de género e empoderamento feminino e frequentou o Ciclo de Laboratórios de Igualdade da Comissão para Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE). Na Turquia, participou numa formação acerca da temática da perspetiva de género.
Sofia Ramos
Campanha totalmente financiada
Olá apoiantes,
Atingimos o objetivo desta campanha!
Muito obrigada a todos e a todas pelo apoio, divulgação e palavras de incentivo ao longo da campanha e após o fim da mesma! Tudo isso é fundamental para desenvolver o trabalho do Sebê Nón em São Tomé!
Sofia Ramos
Sebê Nón
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários