O projeto social “Rhombu” [“rumo” em latim] tem como objetivo principal combater o consumo abusivo de álcool nas comunidades de Guadalupe, Agostinho Neto e Morro Peixe (Distrito de Lobata, São Tomé e Príncipe).
Criado pelas changemakers Helena Portugal e Joana Gomes, no âmbito da Formação Spirit’ 16 promovida pela organização não-governamental WACT – We are Changing Together, o Projeto Social “Rhombu” [“rumo” em latim] tem como objetivo principal combater o consumo abusivo de álcool nas comunidades de Guadalupe, Agostinho Neto e Morro Peixe (Distrito de Lobata, São Tomé e Príncipe).
São Tomé e Príncipe é o segundo país dos PALOP com maior consumo de álcool puro per capita. Tendo em conta os danos psicológicos, físicos e socioeconómicos que o consumo abusivo de álcool provoca e a idade tenra com que a população deste país inicia este mesmo consumo, o projeto Rhombu irá partir para São Tomé e Príncipe, no dia 14 de Agosto de 2016, durante 6 semanas, propondo-se a realizar sessões de sensibilização e consciencialização para o problema, destinadas a jovens entre os 17 e os 22 anos de idade, a fim de os capacitar para a construção de soluções. Ainda em conjunto com profissionais do Centro de Saúde de Guadalupe, o Rhombu realiza rastreios e intervenções no âmbito do consumo de álcool.
A distribuição do Manual de Sensibilização para o Alcoolismo, previamente construído em Portugal, dá continuidade a este projeto incentivando profissionais de saúde e de educação e ONG locais a implementar estas práticas. Com este projeto esperamos motivar a escolha de outro rhombu nos benificiários. Para que o consumo abusivo de álcool deixe de ser uma barreira no rhombu de alguns santomenses, vamos fazer a diferença!
Joana Raquel Santos Tomé de Sousa
Parabéns pela iniciativa que
Parabéns pela iniciativa que estão a ter, e espero que tenham o maior sucesso e que consigam atingir os vossos objectivos.
Estamos todos a torcer por vocês.
Beijinhos para as duas
Joana Sousa
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários