O Côdo Cloçon Mu - Corda do Meu Coração é um projecto criado no âmbito da ONG WACT que visa promover a cidadania activa em São Tomé nos jovens dos 8 aos 14 anos através da música e das artes plásticas.
O projecto "Côdo Cloçon Mu - Corda do Meu Coração" enquadra-se no programa Spirit'16 da ONG WACT - We Are Changing Together vocacionada para a construção e implementação de projectos sociais em São Tomé durante 6 semanas, que são criados e desenvolvidos por voluntários que beneficiam da orientação, suporte da equipa e estrutura da WACT. É assim da responsabilidade dos voluntários identificar uma problemática e definir estratégias de intervenção com vista à resolução ou atenuação das situações que urge superar.
Em São Tomé assistimos a uma pirâmide etária jovem, onde 74% da população encontra-se entre os 0 e os 15 anos, o que revela uma população muito jovem com um grande potencial para desenvolver o país. Contudo, as condições e oportunidades de ensino destes jovens não são aproveitadas. Os recursos educativos são escassos, apenas 48.1% dos professores do ensino primário têm formação académica, o rácio do número de alunos por professor é de 31.4%, e a taxa de desistência no ensino primário é de 33.9%. Ao não existir respostas para o abandono escolar e programas de ocupação de tempos livres, estes jovens encontram nos comportamentos desviantes uma forma de ocuparem o seu dia-a-dia. O abuso de álcool, a fecundidade na adolescência, a ausência de um projecto de vida, a incapacidade das instituições governamentais e comunitárias de criarem espaços de ocupação de tempos livres são problemas reconhecidos neste contexto geográfico.
Este projecto visa, então, impulsionar a participação activa dos jovens nas várias dimensões da sociedade civil, como a integração em associações juvenis e a inclusão na solução activa das problemáticas sociais, com recurso à música e às artes, pois crê que as artes são a forma de expressão mais efectiva para debater questões sociais e criar uma consciencialização universal sobre temas relevantes. Na música e nas artes plásticas encontra um meio motivador, interactivo e cativante para sensibilizar e instruir as crianças e jovens sobre os problemas sociais presentes na comunidade são-tomense, da qual fazem parte e na qual têm capacidade de agir.
Para promover a cidadania activa, será criado um programa pedagógico lúdico-cultural dirigido a crianças do ensino obrigatório, dos 8 aos 14 anos, que será assente em três actividades principais - produção e expressão musical, produção e expressão através das artes plásticas e criação de instrumentos musicais com materiais reciclados. Tudo isto irá terminar com a realização de um espectáculo final com todos os participantes do projecto e a criação de um CD que ficará nas comunidades.