Álbum de Banda Desenhada "Crónicas do Tempo e do Espaço - Uluru"

Álbum de Banda Desenhada "Crónicas do Tempo e do Espaço - Uluru"

O jovem Uluru foge de casa e da supervisão das duas entidades cibernéticas que o educaram e atravessa a Austrália em busca de outros humanos como ele, procurando superar o longo...

  • 1344

    angariado

    67% de 2 000€

    40 apoiantes

  • 26 dias

    para apoiar

    Registe-se para seguir esta campanha

  • Esta campanha iniciou-se em 14/06/2022 e só será financiada se angariar um mínimo de 2 000€ até 29/07/2022 - 18:00

O jovem Uluru foge de casa e da supervisão das duas entidades cibernéticas que o educaram e atravessa a Austrália em busca de outros humanos como ele, procurando superar o longo luto e o sentimento de perda que carrega.

“Crónicas do Tempo e do Espaço – Uluru” é um romance gráfico de 158 páginas imaginado e escrito por Marco Fraga da Silva, ilustrado por Matthieu Pereira e colorido por Sofia Pereira. Este livro de banda desenhada é auto conclusivo (mas abre as portas para outras narrativas que serão produzidas no futuro) e conta a estória do jovem Uluru que embarca numa viagem através da ilha-continente da Austrália, tentando emancipar-se do controlo das entidades cibernéticas que o educaram e que cuidam dele. Esta é a estória de como Uluru lida e ultrapassa o luto pela morte de duas pessoas que lhe eram queridas.

O álbum a cores é uma narrativa de ficção científica com ênfase nas relações entre os intervenientes e menos nos gadgets e na tecnologia avançada do período retratado – uma época muito posterior a um evento catastrófico que parece ter erradicado todos os humanos do planeta Terra, o que levou ao acionamento de um protocolo de emergência chamado Ixchel; o protocolo é composto por um conjunto de arcas que surgem em vários locais do planeta cuja missão é reintroduzir a espécie humana no ecossistema mundial.

Crónicas do Tempo e do Espaço é um universo narrativo que está a ser desenvolvido numa tese teórico-prática de doutoramento em Arte dos Media por Marco Fraga Silva, com a orientação de Manuel José Damásio e Célia Quico. A tese tem como objetivo a criação de um franchise transmedia de ficção especulativa e desenvolver um modelo para a criação de franchises transmedia em Portugal de acordo com as características do mercado nacional. “Uluru” é a primeira grande estória a ser desenvolvida, mas outras narrativas fazem parte do universo narrativo e serão produzidas nos próximos anos: “Leviatã”, “Cabeça de Dragão”, Vidália”, “Limpatudo Lda.”, etc.

Para mais informação sobre o projeto das crónicas visitem a entrevista do jornal Público online (P3):

https://www.publico.pt/2022/02/26/p3/noticia/marco-criou-banda-desenhada...

ou o pdcast Arautos da 9ª Arte:

https://youtu.be/dKMUU1sMpUc

Sobre o promotor

A Associação Tentáculo, fundada em 2010, é uma associação cultural com área de acção em três áreas artísticas principais: banda desenhada, ilustração e literatura.

Actualmente engloba quatro principais projetos com provas dadas no panorama nacional e internacional ao nível profissional e académico, nomeadamente o projeto Avenida Marginal, o projeto H-alt, a revista Zona e a editora/promotora de eventos Imaginauta.

Para mais informações podem aceder ao site https://atentaculo.weebly.com ou à página do Facebook www.facebook.com/associacao.tentaculo

Para aceder à versão digital da banda desenhada “Uluru”, em 4 línguas, visitem o site oficial onde podem ler a estória gratuitamente: https://www.chroniclesoftimeandspace.com

A equipa que produziu as versões digitais é composta por 4 elementos:

Marco Fraga da Silva (argumentista), natural da ilha do Faial, estudou design gráfico e cinema. Quando deu aulas no IPBeja, desenvolveu o gosto pela arte sequencial e criou um concurso internacional de banda desenhada para os países de língua portuguesa. Atualmente, é aluno de doutoramento e está a desenvolver um tese sobre BD, worldbuilding e transmedia storytelling.

Matthieu Pereira (ilustrador), português nascido em França, é um ilustrador de banda desenhada que quer contar histórias através do desenho. Passou por vários ramos da expressão artística em Paris, desde cinema, design gráfico, ilustração e, por fim, banda desenhada. Após terminar os estudos veio para Portugal, onde tem estado a desenvolver a sua arte. Participou em vários concursos e fanzines nacionais.

Sofia Pereira (colorista) nasceu em Lisboa e é designer gráfica e ilustradora, entusiasta de esboços e contadora de histórias. Estudou Design de Comunicação, mas passou a maior parte do tempo a desenhar desde então. Participou em publicações e fanzines nacionais, produziu bandas desenhadas curtas e autopublicou três livros de ilustração.

​Flávio Silva (tradutor) é mestre em Literatura Moderna Chinesa pela Universidade de Nanjing e desenvolve, atualmente, uma carreira na área da tradução e interpretação, tendo já traduzido (ou co-traduzido) obras de Huang Fan (mandarim-português), Jonathan Lamy (francês-mandarim) e Susana Cor de Rosa (português-mandarim). Além disso, já venceu diversos prémios literários, entre os quais o 1º prémio do VII Concurso Literário Nacional de Cabeceiras de Basto e o 3º prémio do VIII Concurso Nacional Literário da Trofa. Ambos os seus livros – “A Besta” (2012) e “O Ciclone e a Ilha” (2016) – venceram o primeiro prémio do Concurso Labjovem.

Orçamento e Calendarização

O objetivo desta campanha é publicar em Portugal, através da Associação Tentáculo, uma versão impressa deste álbum de banda desenhada, em português, para que os leitores e colecionistas de BD nacional possam ler e usufruir e até oferecer aos amigos e familiares.

O dinheiro recolhido com esta campanha permitirá financiar os custos da campanha, a impressão do livro e o envio dos volumes no em setembro de 2022.

 

Impressão de 158 páginas a cores (capa mole) - 1675 EUR

Comissões PPL - 184,5 EUR

Envio dos livros - 140,5 EUR

O envio dos livros em Portugal está coberto pela campanha. O envio dos livros para fora de Portugal é possível, mas o valor do envio será somado ao valor da recompensa adquirida.

Todo o financiamento extra será usado para aumentar a tiragem que beneficiará o financiamento do segundo volume da estória sobre o personagem Uluru. Sim, apesar do volume que agora está disponível nesta campanha ser uma estória auto conclusiva, o epílogo fecha em aberto pois a estória continua.

Além do próprio livro, várias recompensas estão disponíveis, incluíndo páginas originais. Nesta secção mostramos as páginas que podem ser adquiridas durante esta campanha de financiamento colaborativo. Nota: uma double-splash page conta como 2 páginas. Os primeiros a selecionarem esta recompensa tem prioridade na escolha. Usem a imagem aqui disponibilizada dividida em 3 tiras para indicarem a página que desejam.

Para verem melhor cada página podem aceder ao site da Associação Tentáculo: https://atentaculo.weebly.com/uluru-recompensas.html

Dom, 03/07/2022 - 18:35

Sex, 24/06/2022 - 13:54

Fan Art no site oficial

Olá, a campanha de pin-ups está a correr muito bem e temos fan art de vários ilustradores de Angola, Brasil e Portugal. As ilustrações estão disponíveis na página Facebook do pr...

Ler mais

Seg, 20/06/2022 - 14:34

Fan Art

Olá a todos, a campanha do "Uluru" está a receber fan art de todos os ilustradores e banda desenhistas interessados na estória. Escolham um personagem em www.chroniclesoftimeand...

Ler mais

Seg, 20/06/2022 - 08:52

50% alcançado

A campanha reuniu metade do objectivo. O copo está agora mais cheio do que vazio ;)

Qui, 16/06/2022 - 11:46

Já somos 20

Já chegámos aos primeiros 20 apoiantes. Vamos continuar!

Qui, 16/06/2022 - 09:56

Campanha Uluru

Bom dia! Muito obrigado a todos pelo apoio e pela partilha. Estou feliz por fazerem parte desta aventura! Marco

Ler mais

Ter, 14/06/2022 - 23:10

Primeiros cinco apoiantes

Reunimos os primeiros cinco apoiantes. Força!

Lançamento da campanha

14/06/2022

Junta-te a nós para poderes participar nesta campanha. Criar conta

40 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 22
    novos apoiantes

  • 18
    apoiantes recorrentes

  • 2
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade