As a psychotherapist & psychologist who recently came to Portugal as a refugee, I want to organize online and offline psychological and adaptation support for adults and kids who are adjusting to a new life and dealing with significant stress.
Olá! o nome é Tatyana e sou psicoterapeuta, psicóloga e professora. Também sou mãe, mulher e ser humano. Há cerca de uma semana tive de fugir para Portugal de Kiev, Ucrânia com os meus filhos porque a minha cidade está a ser bombardeada e o meu país está em guerra.
Saí com meus dois filhos mais novos o neu filho mais velho, marido e mãe permaneceram na Ucrânia. Eu tive que sair para salvar as suas vidas e dar às crianças mais novas uma chance de um futuro. Este é simplesmente o meu dever maternal.
Como cidadão da Ucrânia, adoraria continuar a fazer o que faço de melhor, que é ajudar as pessoas como psicóloga. Mesmo estando longe de eventos hostis na Ucrânia, posso ajudar a minha nação,o meu país a superar os desafios que enfrentaram recentemente. Gostaria de ficar aqui em Portugal com os meus filhos até ao fim da guerra na Ucrânia, conhecer melhor Portugal e tornar-me numa pessoa que possa ligar as nossas nações lutando pelo bem comum.
Como posso ajudar?
Guerra, perda de segurança, perda de casa, separação de parentes são eventos de vida extremamente stressantes. Mudar para outro país, barreiras linguísticas, diferenças culturais, processo de adaptação, aprender novas profissões ou aceitar trabalho físico árduo, apesar da experiência profissional e conquistas no próprio país, levam a um stress significativo. Portanto, é necessário um apoio psicológico de alta qualidade para os ucranianos em Portugal hoje em dia para passar por esses eventos de uma forma menos danosa.
Organizarei apoio psicológico e de adaptação online e offline para pessoas que foram forçadas a deixar o seu país aqui em Portugal.
Sou extremamente grato a todas as pessoas que conheci até agora que simpatizam com a Ucrânia e seu povo. Depois de conduzir mais de 4000 km com os meus filhos, fomos recebidos com muita simpatia, participação, apoio e ajuda. Nos primeiros dias em Portugal, fiquei satisfeita com a hospitalidade do povo português. Quero dizer a todos vocês “obrigado”.