Este novo projeto é inovador na região e no país, pela vertente social. Não só ajudamos os patudinhos como também iremos ajudar as pessoas. Curioso(a)?
O desenvolvimento deste projeto nasceu em conjunto com a necessidade de deslocalizar o atual canil/gatil que a Associação ocupa em terreno particular e dentro da povoação na Estação de Ourique, a cerca de 15 km de Castro Verde. A Associação alberga animais de 4 concelhos: Castro Verde, Almodôvar, Ourique e Aljustrel.
A distância física do canil/gatil dificulta a angariação de voluntários para auxiliar no acompanhamento dos patudos e na execução das atividades de manutenção do espaço.
O abrigo encontra-se lotado há vários meses e quase diariamente recebemos pedidos de ajuda de pessoas que não possuem mais condições para cuidar dos seus animais de estimação ou pedidos de ajuda em relação a patudos que foram abandonados. Infelizmente a COVID-19 veio destabilizar muitos lares e famílias, incluindo os que possuíam animais de estimação.. Muitas pessoas ficaram desempregadas e deixaram de reunir as condições necessárias para albergar um animal de estimação, pelo que fomos procurados por imensas famílias.
A Câmara Municipal de Castro Verde sensibilizou-se e cedeu um hectare de terreno à Associação, a cerca de 1 km do centro da vila e perto da população que é o nosso foco: idosos e crianças em idade escolar.
Este projeto é inovador na região e no país, pela vertente que queremos que seja social. Destacam-se três aspetos:
1. Queremos contribuir para a satisfação e felicidade da população mais sénior: Levaremos patudos residentes no abrigo a esta população para que possam ser Famílias de Acolhimento Temporário; Faremos atividades direcionadas e adaptadas a esta faixa etária incluindo parcerias com centros de terceira idade;
2. Auxiliar o desenvolvimento das crianças com necessidades educativas e com problemas de neurodesenvolvimento: Realizar um protocolo com uma entidade especializada, a Mind the Dog; Colaborar com as escolas na educação para a cidadania;
3. Ajudar à integração ou adaptação social de outros grupos com necessidades ou problemas específicos: Realizar protocolos com entidades de intervenção terapêutica comportamental; Parcerias com instituições de solidariedade social; Adultos com problemas comportamentais e/ou cadastro; Adultos com incapacidades físicas; Adultos desempregados ou numa fase depressiva das suas vidas.
Pretendemos assim sensibilizar a sociedade para a importância de uma adoção responsável e tentar uma redução do abandono.
Associação Canil e Gatil Os Rafeiritos do Alentejo
Divulgação campanha
Bom dia amigos, faltam apenas 7 dias para a campanha terminar e ainda não conseguimos alcançar o objetivo! Pedimos um último esforço por favor, partilhem e divulguem com os vossos amigos e familiares, é muito importante para nós a construção deste novo espaço, é um sonho tornado realidade! Os donativos acima de 5€ têm SEMPRE recompensas! Muito obrigada a todos os que já contribuiram até ao momento <3
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários