Colabore na realização do primeiro cd do trio pessoa, num projecto inovador e ambicioso que valoriza a música portuguesa.
O que é o projecto "pessoa"?
Este projecto consiste na gravação de um cd inteiramente dedicado à música portuguesa escrita para trio com piano. O trio pessoa é o promotor deste projecto e é constituído por João Crisóstomo (piano), Otto Pereira (violino) e Raquel Reis (violoncelo). O trio pessoa é um grupo de jovens músicos de mente aberta e curiosa, que se identificam com vários estilos musicais para além do universo da música clássica. O projecto “pessoa” trata-se de um retrato do trio pessoa, explorando obras de música portuguesa muito distintas e com as quais o grupo se identifica. O trio pessoa vai gravar obras de António Fragoso (compositor do início do século XX), Vasco Mendonça (compositor da atualidade) e Mário Laginha (pianista e compositor). Deste último, o trio vai gravar, em estreia absoluta, uma obra escrita propositadamente para o projecto. Para além disto, o trio vai gravar arranjos dos próprios músicos, de música popular portuguesa. Contará ainda com a participação dos músicos Pedro Jóia (guitarrista) e Ricardo Ribeiro (fadista), como intérpretes e arranjadores.
Esta campanha de Crowdfunding visa cobrir gastos com técnicos de som e material de gravação, edição e masterização, transporte de piano, design gráfico, fotografia e impressão de cds.
O cd será gravado no início de Agosto e concluído no início do Outono, data a partir da qual serão distribuídas as recompensas.
trio pessoa
Compositores e Obras
Este projecto consiste na gravação de música portuguesa escrita para trio com piano desde o início do século XX até aos nossos dias. Como representante da música portuguesa escrita antes do século XXI, o trio pessoa selecionou para o projeto o “Trio com piano em Dó sustenido Menor”, de António Fragoso (1897-1918). Escrito em 1916, este trio é uma das grandes obras escritas pelo compositor e tem um carácter bastante romântico e contemplativo. O trio pessoa irá também gravar a obra “Drives” de Vasco Mendonça, um dos compositores mais representativos da geração actual de músicos portugueses. Trata-se de uma obra da juventude do compositor, ainda não gravada em cd. Em estreia absoluta, o trio pessoa gravará a obra de Mário Laginha, recentemente composta pelo compositor para este projecto. Por último, o trio pessoa vai ele próprio criar arranjos para esta formação, com o objectivo de aproximar os universos da música popular e da música clássica. O trio pessoa procura assim valorizar as suas raízes e democratizar a música clássica. Ao trio pessoa, juntar-se-ão o fadista Ricardo Ribeiro e o guitarrista Pedro Jóia.