"As viagens são os viajantes. O que vemos, não é o que vemos, senão o que somos." Fernando Pessoa Livro do Desassossego
Desde que tenho memória que viajar é-me natural. Quase como uma segunda pele. A ideia de movimento, de entrada no desconhecido, os sons, as vidas e as histórias das pessoas e dos espaços estranhos sempre foram questões que motivaram a fotografar, pelo que, em Junho de 2014 iniciei uma série de viagens pelo território português e espanhol com o intuito de documentar estas emoções.
Estas viagens deram origem ao projeto “Transumância”, um registo físico dos diferentes locais que visitei mas, também, um documento profundamente emocional sobre o que significa entrar num sítio completamente estranho e querer estar presente, compreendê-lo. É um universo de solidão, desassossego mas, também, de profundo fascínio.
Volvidos três anos desde o início do projeto comecei a sentir a necessidade de ir mais além neste documento e realmente conectar-me com as pessoas que vou conhecendo nas diferentes viagens; entrar-lhes na pele e compreender o que as motiva, o que as inquieta, o que significa existir naquele local do mundo, pelo que, com esta campanha pretendo angariar os fundos necessários para o Workshop de fotografia intuitiva (em Outubro de 2017) com uma das minhas grandes influências na fotografia: Anders Petersen. Neste workshop irei aprender, entre outras coisas, como contar as histórias das pessoas que encontro nestas viagens e tornar palpáveis as suas emoções e as sensações dos locais que visito.