Sentido de Orientação (teoria da rota deambulatória) é um pequeno livro de Banda Desenhada, escrito em Português e Italiano.
A personagem principal é uma raposa flaneur que deambula e pensa alto - "Acho que as coisas, quando se deixam esquecer, querem ser reinventadas". De cabeça ocupada, a raposinha acaba por se deixar cair no padrão da calçada e entrar no mundo dos quadradinhos, o seu sentido de orientação e os encontros que vai tendo com os outros personagens, determinam a sua deambulação no interior das vinhetas.
Trata-se de uma auto-edição de Ostraliana (nome usado pela autora como marca de tudo o que for auto-editado), a ser reproduzida em risografia.
O objectivo é fazer uma edição de pequena tiragem - 200 exemplares e esgotá-la. O livro poderá ser encomendado e por correio por 4euros mais portes, será posto à venda em livrarias por 4euros e em feiras por 3.5 euros. A margem de lucro será pequena mas servirá para investir em edições de novos livros.
O livro Sentido de Orientação, foi inteiramente concebido por Marta Sales, no decorrer das aulas de Banda Desenhada na ar.co, com a preciosa desorientação do ilustrador e professor Filipe Abranches.

página 3
Sobre o promotor
Marta Sales (artista visual/ilustradora) nascida em Lisboa, Portugal, em 1980 e Freelancer.
Tirou o Curso Geral de Artes da Escola Artística António Arroio.
É Licenciada em Arquitectura pela FA.UTL – Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (licenciatura pré-Bolonha).
Frequentou o Mestrado de Desenho da FBA.UL – Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
É aluna do 3º ano, do curso de Ilustração e Banda Desenhada – Ar.Co (Centro de Arte e Comunicação Visual), Lisboa. Tendo já realizado os workshops de “ilustração infantil” com Yara Kono, e“ilustração de Storyboard”, com Nuno Saraiva, na mesma escola.
Trabalhou em diversos ateliers como Arquitecta e Designer durante aproximadamente oito anos, nomeadamente em Barcelona, no Estudio Nogué, Onzain i Roig.
Desenvolveu trabalho na área do Design Visual no âmbito do Festival de performance e artes da terra Escrita na Paisagem ’09. Produziu peças gráficas para a companhia Produções Cartuxo e para a produtora de cinema Azul Petróleo (sediada em são Paulo, Brasil). Participou em vários concursos de arquitectura, na exposição de desenho “Os outros” com Pedro Cabrita Reis produzida pelo Pavilhão 28 e na mostra nacional de novos ilustradores “Entre-Polos” promovida pela Magnética magazine.
Foi monitora de Ateliers de Expressão Plástica para crianças dos 3 aos 9 anos no Infantário Popular Ribeiro dos Santos e Professora de EVT – Educação Visual e Tecnológica, na escola básica 2.3 nº2 de Elvas, Alentejo.
Actualmente trabalha como paginadora e ilustradora free-lancer (participação activa na produção de conteúdos do fanzine Nicotiazine e ilustrações para livros da editora *a tua mãe. Dá workshops de desenho para ilustração, dirigidos para jovens. Está a finalizar um livro para a Verbo (ilustrações, capa e paginação).
Como artista visual tem especial interesse pela relação entre o desenho/ilustração e a música. Apresentando live acts com projecção de ilustrações ao vivo das suas próprias canções.
Orçamento e Calendarização
Orçamento detalhado do projecto:
O orçamento apresentado pela gráfica (https://www.facebook.com/umtrescinconove) é 501 euros, para a produção de 200 exemplares.
Dos 550 euros que se pretende angariar aqui no PPL Crowdfundig, vão aplicar-se 50 euros em despesas de produção e distribuição.
O trabalho da autora (paginação, argumento escrito e desenhos) não será contemplado, será contabilizado como custo zero.
Prazo:
Conta-se enviar o livro para a gráfica no início de Janeiro de 2016 e vender o livro ao longo desse ano a um preço acessível. Tendo uma margem de lucro de 1 euro por livro.
Marta Sales
obrigada!
Olá, obrigada pelas vossas contribuições. O livro já está na gráfica, sai em meados de janeiro :) assim que sair comunico e envio os livros/recompensas.
O lançamento está marcado para dia 26 de Março no Cineteatro de Santarém, vai haver música e video projecções ao vivo. Estão todos convidados.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
anatx
contribuição não contabilizada
tranferi 50 euros no dia 10 mas não aparece a minha contribuição
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Yoann Nesmeanatx
Cara Anatx,
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários