O movimento "COM Mobilidade Reduzida, SEM barreiras nos festivais" tem como objetivo a angariação de receitas para otimização de condições logísticas e de acessos proporcionadas pelos festivais portugueses a portadores de mobilidade reduzida.
O projecto "COM Mobilidade Reduzida, SEM barreiras nos festivais" tem o intuito de ir ao encontro da actividade relacionada com a responsabilidade social e missão da APORFEST - Associação Portuguesa Festivais de Música. Da mesma forma este projecto nasce com o intuíto de apoiar os festivais de música que acontecem em Portugal (no ano de 2014, foram contabilizados mais de 150), nomeadamente os de pequena e média dimensão, que se debatem na organização dos seus eventos com dificuldades orçamentais e de angariação de receitas e apoios - realizar por isso um investimento em estruturas e condições para os portadores de mobilidade reduzida é pois muitas vezes um investimento que não é tido como primeira necessidade (apesar de notar-mos que é um pensamento constante nos seus promotores), em virtude do escasso número de utilizadores, sendo preferível estes terem uma solução de última hora, que nunca é satisfatória para os mesmos.
Na equipa da APORFEST, temos um elemento com mobilidade reduzida, que é talvez o maior festivaleiro de todos nós e por isso esta questão é olhada por nós de uma forma muito especial - interessada, focalizada e interveniente. Já realizámos conferências sobre esta temática, onde se juntaram promotores, fisiatras, artistas que deram uma visão integrada desta questão e agora pensamos poder deslocalizar e apoiar de uma forma monetária e clara para otimização de condições de portadores de mobilidade reduzida nos festivais de música em Portugal.
Ao idealizar este movimento, caso seja concretizado, iremos deslocalizar todo o valor adquirido, divindindo-o por três apoios monetários de igual valor (dependendo da consecução do projecto) a três festivais associados da APORFEST (modalidades: profissional ou empresa) até início de julho para estes poderem utilizar este apoio na otimização de condições para portadores de mobilidade reduzida nos seus eventos (e.g. zonas mob. reduzida; estruturas; palcos; casas de banho; seguranças).
Qualquer pessoa a nível individual ou colectivo poderá ajudar este movimento.
Sobre o promotor
A APORFEST – Associação Portuguesa dos Festivais de Música pretende ser uma organização representativa da área dos festivais de música em Portugal e internacionalmente, que aposta na representação dos seus associados, no desenvolvimento e investigação na área e na interligação de todos os players do mercado.
Logótipo APORFEST
Os objectivos principais passam por:
>representar o sector dos festivais de música;
>ajudar a estabelecer um ponto de contacto célere entre os players (nacionais e internacionais) na área dos festivais;
>defender os interesses de todos os associados perante instâncias municipais, governamentais e jurídicas;
>criar conteúdos de valor que possam servir para melhorar conhecimento e criar talento geracional que permitirá otimizar esta área a nível técnico-funcional;
>fornecer serviços de consultoria e apoio estratégico na área;
>promover e apoiar a investigação;
>promover empregabilidade, ao encontrar novos talentos na área dos Festivais de Música que se integrem nos interesses de quem está na mesma.
Dentro da sua equipa executiva, salientam-se o presidente Ricardo Bramão e a vice-presidente Marta Azevedo, fundadores da associação, e que desde há alguns ano organizam o Talkfest - fórum sobre o futuro dos festivais de música em Portugal, que coloca em discussão todos os players nacionais e internacionais das áreas nas suas diferentes vertentes - conferências, seminários, apresentações profissionais e científicas, documentários, concertos e prémios. Nesta equipa está também presente o colaborador Tiago Fortuna, responsável de imprensa e mais seis membros ligados aos órgãos sociais da associação.
Orçamento e Calendarização
O movimento serve para interceder junto dos festivais e apoiá-los de forma isenta, nomeadamente os de pequena e média dimensão que têm mais dificuldade de obter receita e deslocalizar a mesma para optimização de condições para portadores de mobilidade reduzida. A APORFEST suportará todo o processo logístico e comunicacional a nível online e físico (e.g. cartazes, flyers, press releases) através do trabalho da nossa equipa. Nos seus eventos externos - concursos de bandas, presenças em feiras ou festivais - angariará também verbas para o movimento.
Procura do mesmo modo, de modo indireto, aumentar o seu número de associados e visibilidade media com esta ação.
Todas as receitas (após retirada de comissão pela plataforma PPL, tal como indicado no seu site) serão entregues aos festivais que realizaram a sua candidatura a este movimento (a APORFEST enviará um mailing aos associados e possíveis associados na categoria festivais) e que justifiquemos valores que serão entregues. Estes terão de comprovar a utilizar do valor doado.
Galeria de Imagens