Uma ajuda para o arranque de um pomar de macieiras de variedades regionais e infra- estruturas para os animais da quinta.
Já faz 1 ano desde que as nossas vidas deram uma volta de 180º graus.
Depois de 12 meses de uma incessante procura trocamos a movimentada cidade do Porto por uma pacata e bonita freguesia de Vizela. Deixamos as horas perdidas no trânsito, o famoso stress, a ansiedade, a rotina, os empregos confinados entre quatro paredes, a falta de tempo para criar e educar os nossos filhos.
Em Março de 2014 alugamos à Diocese do Porto os terrenos e demos início ao projeto de reabilitação da quinta que tem cerca de 200 anos.
A Quinta de Silvares é uma exploração hortofrutícola de 3.5 hectares utilizando como modo de produção a Agricultura Biológica certificada (Nº B/25/2015 Naturalfa). Acreditamos que podemos apreender muito com a natureza e inspirado nela criarmos soluções para um sistema produtivo eficiente e economicamente viável, respeitando sempre os ciclos naturais e alimentando a biodiversidade.
Arrancamos com capitais próprios, tendo já instalado 1 hectare de espargos, hortícolas e cereais certificados. Aguardamos os eventuais apoios do PRODER, projeto que já submetemos em 2014.
Pretendemos este apoio para iniciar a preparação dos terrenos e onde iremos instalar 1 hectare de macieiras de variedades regionais já em Janeiro de 2016. Necessitamos também, de criar infraestruturas para os animais autóctones da quinta (ovelhas Churras do Minho e galinhas Pedrês).
Susana e Paulo
Obrigada!