A história de dois irmãos com uma mãe doente e uma realidade que conduz a audiência por caminhos de segredos e mentiras, coloca o espectador no papel de observador participativo, tirando cada um as suas próprias conclusões.
OLÁ PESSOAL!
Eu sou o Gonçalo e quero-vos apresentar o meu projecto académico de uma curta ficcional. E, claro, com isso tenciono captar a vossa atenção... e generosidade :)
O filme chama-se Qualquer um pinta e trata-se de uma curta-metragem de ficção, de aproximadamente 20min, que será produzida no primeiro semestre de 2018 tendo como prazo final, Julho do mesmo ano. As filmagens estão agendadas para Junho e serão rodadas em Lisboa/Loures. Produtor, escritor e realizador na Fado Filmes e ainda professor na Lusófona, Gonçalo Galvão Teles é o orientador de tese. O filme integra a parte principal de todo o corpo da tese, que engloba mais um relatório técnico sobre o tema a ser tratado na curta, o Segredo. Quero trabalhar a área do segredo e da mentira, da vivência e experiência de cada um ao lidar com isso e, indirectamente relacionado, quero envolver também o rumor popular e as suas consequências.
HISTÓRIA
A história envolve-se em torno de 3 personagens: dois irmãos, Vítor (honesto) o mais novo, Filipe (mentiroso) e a sua mãe Margarida. Vítor volta a casa do seu trabalho sazonal para encontrar a sua mãe muito doente enquanto Filipe trata dela. A mãe sofre de um tumor cerebral, o que a leva a ter periodos em que não reconhece os próprios filhos. Este sofrimento e angústia, aliado à sua dependência e demência, é tal que ela não quer mais viver. Numa manhã, Vítor descobre a mãe morta. Filipe, sendo o mais velho, assume controlo da situação tentando proteger Vìtor. Mas Filipe parece esconder algo que Vítor não sabe. Mesmo depois de este insistir, Filipe parece mentir na sua resposta em relação à causa de morte da mãe. Vítor acusa Filipe de ter morto a mãe pela ganância da sua miserável herança, os irmãos discutem, ambos deixam a cidade e a sua relação para trás por uma realidade que não pode ser desvendada.
TEMA
No filme, pairará um clima de tensão em que Vítor acusa Filipe de ter morto a mãe para conseguir dinheiro para mais um dos seus esquemas financeiros de burla. Haverá uma luta interna entre os dois irmãos, onde um luta para saber a verdade e o outro para escondê-la. Quero focar este sentimento de ambos os lados. A frustração de quem está no escuro, não sabendo o que se passa, mas desconfia. E o lado angustiante e corrosivo de quem mente e continua a mentir mesmo quando confrontado.
DIVULGAÇÃO
"Qualquer um pinta" terá primeiramente o alcance do festival Over&Out da Lusófona. Posteriormente, esperamos concorrer a festivais nacionais e internacionais de curtas-metragens. Apesar de não ser a minha intenção primária, “Um desenho complicado” pode até servir de fonte de debate quanto à moral, ética e legalidade da Eutanásia, ou seja, pode servir de fonte de estudo e criadora de discussão, podendo adoptar um carácter político, social e didáctico.
Gonçalo Alves Viana
Finalmente o resultado (como deve de ser)
Olá a todos os apoiantes desta campanha PPL.
Mais uma vez quero agradecer imenso a vossa crucial ajuda e, quase um ano depois, eu sei, finalmente tenho o filme acabado e com a qualidade que deve ter (apesar de ainda faltar dar uns toquezinhos ao som, mas isso são detalhes...).
Assim, posso anunciar que a vossa contribuição deu frutos e estou aqui para vos mostrar. Envio aqui dois links do WeTransfer, um com o filme, poster e foto de grupo e o outro com as fotos do making-of. Espero que gostem do filme, provavelmente alguns de vocês souberam as dificuldades que passámos para ter isto pronto, mas finalmente está acabado e estou feliz com o resultado. Fico à espera do vosso feedback. Abraços e beijinhos! Continuem a apoiar o cinema português, nem todo ele é parado e mau.
Links:
Filme+Poster+Foto de grupo: https://we.tl/t-d06Pb3bEHs
Fotos Making-of: https://we.tl/t-xK97SF3iDm
Do vosso guionista, produtor e realizador Gonçalo Viana
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Gonçalo Alves Viana
Obrigado por fazer parte da Pintura
Olá!
Daqui fala o Gonçalo, realizador da curta "Qualquer um pinta".
Antes de mais quero agradecer muito o vosso apoio! Tem sido um processo muito desafiante, principalmente nos últimos dias, mas tenho uma excelente equipa e temos conseguido resolver todos os problemas. As filmagens já começaram ontem e correram muito bem!
Calma, calma, claro que vão receber as vossas recompensas, mas talvez depois das rodagens, agora nem há tempo para dormir :D
Muito obrigado mesmo, estão a contribuir para a minha primeira curta "a sério" e vou deixar-vos orgulhosos!
PS: for english speaking people...basically...I love you :D
Beijinhos e abraços!
Gonçalo Viana
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários