A educação intercultural e humana participa destes princípios, competências e atitudes, face ao que se pretende ser um mundo mais livre e mais justo.
Que tipo de conhecimento é necessário para que os jovens adquiram uma maior compreensão à problemática ligada aos Direitos Humanos?
Que competências e atitudes serão necessárias para que eles ajudem na defesa desses Direitos?
Conceitos fundamentais tais como: liberdade, justiça, igualdade, dignidade humana, não discriminação, democracia, universalidade, direitos, responsabilidades, interdependência e solidariedade.
A ideia de que os Direitos Humanos proporcionam um enquadramento para a negociação e acordo relativamente a normas de comportamento na família, na escola, na comunidade e no mundo.
O papel dos Direitos Humanos, a sua dimensão no passado e no futuro da vida de cada um, na vida das comunidades e na vida dos povos por todo o mundo.
A distinção entre direitos civis/políticos e direitos económicos/sociais/culturais.
As diferentes formas de ver e vivenciar os Direitos Humanos nas diferentes comunidades, nos diferentes grupos de uma mesma comunidade, as várias fontes de legitimidade incluindo fontes jurídicas, religiosas e morais.
As principais alterações sociais, acontecimentos históricos e razões que levaram ao reconhecimento da importância dos Direitos Humanos.
A educação intercultural e humana participa destes princípios, competências e atitudes, face ao que se pretende ser um mundo mais livre e mais justo.
Objectivos do projecto:
- Promover a interculturalidade através de acções educativas em escolas do ensino básico e secundário;
- Promover a educação para os direitos humanos, conforme preconizada pela ONU e pelo Conselho da Europa;
- Promover competências de escuta e comunicação de forma activa: as pessoas envolvidas neste projecto serem capazes de ouvir diferentes pontos de vista, defender os seus direitos e os dos outros;
- Promover o pensamento crítico: procurar informações relevantes, avaliar criticamente todas as provas, ter consciência de ideias preconcebidas e de preconceitos, reconhecer formas de manipulação, e tomar decisões baseadas num julgamento fundamentado;
- Pormover a capacidade para trabalhar em grupo e abordar positivamente os conflitos;
- Promover a capacidade para participar e organizar grupos informais, de trabalho, etc.;
- Agir de forma a promover e salvaguardar os Direitos Humanos a nível local e global.
Acções:
- Formação em primeira linha de facilitadores na área dos direitos humanos, criar uma equipa coesa nesta área;
- Contactar com escolas do ensino básico e secundário e tentar parcerias para a promoção do projecto e dos direitos humanos;
- Promover os direitos humanos de uma forma viva, vivencial e experiencial para que crianças e jovens se possam relacionar com os seus direitos;
- Promover a interculturalidade activamente e de forma interrelacionada com os direitos humanos, nas sessões escolares.