Precisamos do vosso apoio para o segundo momento desta Plataforma, o encontro em Bucareste, precisamos financiar as viagens dos participantes da Fábrica de Movimentos.
A dança contemporânea vive um intenso debate com a discussão de ideias e conceitos relacionados com o próprio movimento, o corpo ou o espaço. A Plataforma de Reflexão existe com o intuito de estimular a troca de ideias e experiências à volta da criação na dança contemporânea e mais ainda, alargar o debate às relações estabelecidas com a comunidade, as áreas criativas e a apropriação da vida contemporânea como fonte de inspiração para a criação artística. A Plataforma de Reflexão é um projeto integrado no "E-Motional: rethinking dance", iniciativa direcionada a artistas e curadores, cujo objectivo é estimular o intercâmbio na investigação e colaboração artísticas, coprodução e itinerâncias bem como desenvolvimento de público a nível europeu.
A pedra de toque do programa é repensar práticas, formatos artísticos e encontrar a linguagem certa no desenvolvimento de novos conteúdos artísticos na área da dança contemporânea. A Plataforma de Reflexão implica uma série de residências criativas e de "brainstorming" a acontecer na Roménia, Portugal e Letónia. Os encontros integram um grupo heterogéneo de profissionais da área da dança, artistas, produtores, curadores e investigadores, com 4 a 5 participantes de cada país.
O primeiro encontro da Plataforma de Reflexão teve lugar no Porto, no Edifício Axa, de 25 de junho a 2 de julho de 2014. O segundo terá lugar de 8 a 12 de Outubro em Bucareste, Roménia.
Participam no projeto:
Letónia - Olga Zitluhina, corógrafa, professora e diretora artística do Festival time to Dance, Riga; Inta Balode, crítica de dança e editora da revista online especializada "Journal.Dance.LV"; Maija Pavlova, diretora do Gertrude Street Theatre, Riga; Elina Lutce, coreógrafa e bailarina.
Roménia - Cosmin Manolescu, coreógrafo e diretor artístico da Fundação Gabriela Tudor/Zona D studio; Vava Stephanescu, coreógrafa e diretora do National Dance Centre Bucharest; Oana Stoica, crítica de dança; Jean Lorin Sterian, curador e criador na área da dança do lorgean theatre; Stephania Ferchedau, gestora do ZonaD studio.
Portugal - Alberto Magno, artista e criador na área da dança, diretor artístico da Fábrica de Movimentos; Joana Von Mayer Trindade, coreógrafa e investigadora na área da dança; Joclécio Azevedo, coreógrafo e curador Contentor; Rogério Nuno Costa, artista e investigador na área da dança.
Plataforma de Reflexão - Edifício Axa, Porto - 1º Encontro
Informação com links para a biografia dos participantes.