Documentário “Montessori: a Arte de Educar pela Mão da Criança”

Documentário “Montessori: a Arte de Educar pela Mão da Criança”

Campanha para tradução e lançamento do primeiro documentário Montessoriano em Português, "Montessori, a Arte de Educar pela Mão da Criança", do director cinematográfico Alexandr...

  • 1323

    angariado

    41% de 3 200€

    46 apoiantes

  • 5 dias

    para apoiar

  • Esta campanha iniciou-se em 08/10/2018 e só será financiada se angariar um mínimo de 3 200€ até 17/12/2018 - 18:00

Campanha para tradução e lançamento do primeiro documentário Montessoriano em Português, "Montessori, a Arte de Educar pela Mão da Criança", do director cinematográfico Alexandre M., que se apaixonou pelo Método Montessori no seu caminho de jovem pai à procura de respostas.

O director de cinema e jovem pai Alexandre Mourot, acompanhando o processo de crescimento da sua filha, deparou-se com o Método Montessori e decidiu investigar mais. Após um estudo intensivo sobre as suas bases, que o apaixonaram imediatamente, decidiu então gravar um documentário que mostrasse verdadeiramente a essência e magia deste Método.

Durante um ano deixou-se guiar pelas crianças da mais antiga escola Montessori em França, deparando-se com um ambiente surpreendentemente calmo, bonito e pacífico, onde as crianças se moviam livremente e escolhiam trabalhar nas mais diversas actividades disponíveis, sozinhas ou em grupo, e guiadas por um professor extremamente discreto e observador.

No final, compreendeu a origem da autonomia e da autoestima que caracterizam estas crianças, as verdadeiras sementes da sociedade para a qual Maria Montessori trabalhou, baseada na Paz e na Liberdade. Um Método que representa desta forma uma verdadeira promessa para as mudanças que tanto sonhamos para a Humanidade.

Absolutamente inovador em relação ao sistema que todos conhecemos como “convencional”, este modelo pedagógico foi criado por Maria Montessori que abriu a sua primeira escola em 1907. Através das suas observações científicas, temperadas por um profundo respeito e amor pelas crianças, compreendeu que o respeito pela personalidade da criança e a existência de um ambiente que fosse de encontro às suas necessidades, permitem que o desenvolvimento do ser humano se processe de forma sólida, equilibrada e feliz, conduzindo a adultos conscientes, autónomos e responsáveis.

Maria Montessori

Maria Montessori

Este documentário, recentemente nomeado para o Porto/Post/Doc Film & Media Festival, trata-se de um convite à compreensão deste Método, dirigido a todos os pais, educadores, familiares, interessados e curiosos que querem aprofundar o que está na sua base e quem sabe iniciar a aplicação dos seus valiosos valores e ensinamentos junto das suas crianças, e de assim fazerem parte de um movimento que pretende respeita-las com base num novo olhar sobre a sua natureza e processo de desenvolvimento.

Perante a enorme qualidade e clareza do documentário, bem como o enorme sucesso que está a ter, esta campanha visa assegurar a respectiva tradução, legendagem e lançamento em Portugal e dar a todos os interessados uma oportunidade de descobrir a essência deste modelo, a forma como se processa a sua aplicação prática, bem como a forma de ultrapassar os desafios com que se deparam os educadores na criação desse ambiente estimulante e calmo tipicamente Montessori, e que todos desejamos para as crianças.

Sobre o promotor

A Associação Portuguesa Montessori (APM) nasceu com um objetivo muito concreto: apoiar o movimento Montessori em Portugal, difundindo e promovendo os princípios propostos por Maria Montessori e pela Association Montessori Internationale (AMI).

Tem por isso trabalhado no sentido de trazer o método para Portugal e torná-lo acessível a um cada vez maior número de crianças, o que tem feito através da organização de formações para pais e educadores, participação em eventos internacionais e nacionais, bem como inúmeras outras iniciativas que vão de encontro àquele que é um interesse cada vez maior por parte de toda a sociedade.

A educação é cada vez mais vista e reconhecida como um instrumento valioso na mudança do mundo que tanto desejamos, e que só é possível com a introdução de uma forma totalmente nova de olhar e de lidar com as nossas crianças. Aprender a confiar e a seguir a criança e assim ajudá-la rumo a um crescimento com independência, autoconfiança, autodisciplina e consciência social, apenas possível com a criação de um ambiente que permita cultivar a aprendizagem, promover a automotivação e a consciência de si e do outro.

Faça parte de um futuro melhor para as nossas crianças e para a humidade! Junte-se a nós.

Associação Portuguesa Montessori

Associação Portuguesa Montessori

Orçamento e Calendarização

O valor solicitado compreende o custo com a tradução e legendagem do documentário da língua francesa para a língua portuguesa, com todos os custos associados, bem como com a produção das primeiras unidades de DVD e tradução do respectivo livrete e de um bónus a integrar o DVD.

A campanha irá ser lançada até ao dia 30 de Novembro de 2018.

Facebook

Qui, 13/12/2018 - 11:42

Seg, 15/10/2018 - 21:37

Primeiros cinco apoiantes

Reunimos os primeiros cinco apoiantes. Força!

Lançamento da campanha

08/10/2018

46 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 36
    novos apoiantes

  • 10
    apoiantes recorrentes

  • 8
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade