O Medicina Mais Perto: Moçambique (MMP:MZ) é um projeto de voluntariado internacional da AEFML em parceria com associações locais moçambicanas.
O que é o Medicina Mais Perto: Moçambique?
O Medicina Mais Perto: Moçambique (MMP:MZ) é um projeto de voluntariado internacional da AEFML em parceria com associações locais moçambicanas.
O objetivo principal é levar apoio médico-social a uma população cujo acesso aos cuidados de saúde é, muitas vezes, barrado por dificuldades tão simples como a falta de transporte, falta de dinheiro para uma consulta ou pelo simples estereótipo face aos médicos.
Parceiros:
- Associação Voluntária das Mães e Crianças Carenciadas (AVOMACC)
- Centro DREAM of Africa (centro de apoio ao doente HIV+
Então o que fazemos no terreno?
- Consultas de check-up às mamãs e às crianças
- Encaminhamos para cuidados mais especializados em caso de necessidade
- Realizamos formações em diversas áreas como saúde materna, HIV/SIDA, planeamento familiar, doenças infecciosas e gestão doméstica.
- Encaminhamos as famílias para o rastreio do HIV
- Visitas domiciliárias e auxílio na gestão doméstica
- Incentivo à retoma dos estudos
Em 2012 e 2013, durante as 9 semanas do projeto foram rastreadas, aconselhadas e acompanhadas mais de 150 crianças e 80 mães carenciadas, foram realizadas cerca de 50 formações às educadoras de infância e trabalhadoras da AVOMACC, realizaram-se dezenas de testes de HIV com respetivo acompanhamento e ainda diversas sessões de desparasitação às crianças-alvo.
Este ano queremos dar continuidade ao trabalho feito, avaliar o estado de saúde e apostar na educação destas mamãs e seus filhos, que de outra forma têm grande dificuldade no acesso à saúde.
Somos precisos?
Sem dúvida. A escolinha da AVOMACC acolhe as crianças e famílias mais carenciadas da comunidade. Muitas delas nunca foram a Maputo (20km) ou viram o mar. A grande maioria recorre aos curandeiros ou por não ter possibilidade de se deslocar ao Hospital ou por não confiar na assistência médica - muitos morrem ou desenvolvem doenças crónicas derivada desta ação ineficiente dos curandeiros.
Com as edições passadas algumas mães descobriram ser HIV+ (numa região em que quase metade da população o é) antes de iniciarem os sintomas da doença, permitindo uma intervenção que pode salvar muitas vidas. Foi feito o despiste de doenças graves (ex: cancro) ou potencialmente graves (ex: Hipertensão Maligna). Foi dada formação diversificada e feito um acompanhamento pessoal com as mamãs.
As educadoras implementaram a "Hora da Tinha" em que todas as crianças são desinfetadas regularmente. Crianças foram levadas ao hospital, algumas com HIV+, outras com doenças agudas. Dezenas foram tratadas para a tinha. Todas receberam vigilância da sua saúde através de um exame objetivo completo e meticuloso.
Muito mais foi feito, mas terás de acreditar quando dizemos: Muito está por fazer! Queremos que o projeto tenha continuidade e sustentabilidade, só assim contribuiremos para o desenvolvimento sustentável desta comunidade.
Precisamos de ti!
Como podes ajudar?
O nosso objetivo é enviar de Julho a Setembro de 2014 duas equipas de 5 voluntários para a Matola e é para isso que precisamos da tua ajuda!
Para realizar este projeto precisamos de € para as viagens, alimentação, transportes e alojamento.
Bastam 10 minutos e alguns euros e podes fazer parte deste projeto tornando-o possível!