Campanha de Crowdfunding - Livraria de Mulheres. O objectivo desta campanha é poder abrir um espaço no Porto de livros e partilha e o que melhor do que uma Livraria de Mulheres?! Um lugar onde cada uma possa encontrar os seus livros favoritos, as suas autoras preferidas e mil actividades para fazer sozinha ou em companhia.
Nos últimos anos quando viajo procuro saber se há alguma livraria de mulheres e coloco-a na lista dos lugares a visitar. Não é apenas por uma questão de livros é também por uma questão de “espaço”. As livrarias de mulheres são um lugar de encontro, um lugar para conversar calmamente sobre livros, actualidade… onde te podes juntar a uma oficina, a uma projecção… um lugar onde encontras livros que falam de igualdade, de conquistas, de lutas, de sexualidades, de violências, de maternidades, de arte, de poesia… de vida.
Porquê uma livraria de Mulheres?
Uma Livraria de Mulheres recolhe um fundo bibliográfico muito importante, impossível de encontrar em outras livrarias generalistas. Numa Livraria de Mulheres podemos encontrar tudo o que se tem escrito por e sobre mulheres. O objectivo desta campanha é poder abrir "Um quarto próprio"(uma livraria), como sugeriu Virgínia Woolf, onde podemos caber todas. Onde cada uma possa encontrar os seus livros favoritos, as suas autoras preferidas e mil actividades para fazer sozinha ou em companhia.
Porquê no Porto?
O Porto é uma cidade fantástica! Isso é óbvio para as mulheres que lá vivem, mas também para as que a visitam. Mais ainda, a cidade está efervescente a viver uma grande mudança: chegam pessoas de outros países para a visitar, estudar ou até começar uma nova vida. O Porto está a abrir-se a novas culturas, a novas experiências e a novos hábitos. Eu acho que este é o contexto ideal para acolher uma Livraria de Mulheres. Ser no Porto (Portugal) também ajudará a ampliar a rede Ibérica de livreiras, escritoras e leitoras… de mulheres. Considero que, dada a proximidade geográfica, é importante criar mais espaços de encontro e respostas de acções que mobilizem mulheres da Península Ibérica. A Confraria Vermelha – Livraria de Mulheres ira assim juntar-se a rede de livrarias de mulheres que já existe na Península Ibéria (Galiza, Madrid, Barcelona, Sevilha…).
Para além dos livros
Uma livraria de mulheres conta, naturalmente, com livros mas também com um espaço aberto para diversas iniciativas que contribuam para a formação, a educação, a imaginação e que fomenta essa coisa tão abstracta e banal chamada cultura.
Aida Suárez
Video da entrevista para revista "O Clitóris da Razão"
Como sabem a campanha de #crowdfunding da Confraria Vermelha- #Livraria de #Mulheres no Porto/Portugal teve direito a um artigo/entrevista na 3ª edição da revista "O Clítoris da Razão" e fizemos um vídeo que podem ver no canal do Vimeo → https://vimeo.com/119281684
#juntxsfazemosacontecer
https://vimeo.com/119281684
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Aida Suárez
Entrevista na revista "Clitóris da Razão"
A campanha de crowdfunding da Confraria Vermelha- Livraria de Mulheres no Porto/Portugal teve direito a um artigo na 3ª edição da revista 'Clitóris da Razão'.→ http://www.oclitorisdarazao.com/?p=1586
#juntxsfazemosacontecer
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Aida Suárez
Atreves-te?
[Citação do dia]
“Que somos diferentes, que somos parecidas; que temos sido desconectadas violentamente, que ainda temos medo e desconfiamos umas das outras; que sentimos falta e precisamos umas das outras; que comprometermos primordialmente com as mulheres é romper um tabu primordial, pelo qual habitualmente, continuamos a pagar quer através de autocastigos quer com penalidades impostas pelo guardião do tabu.” ADRIENNE RICH
Atreves-te a quebrar o tabu e apoiar este projecto de mulheres, sobre mulheres e para todas as pessoas?
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Aida Suárez
#juntxsfazemosacontecer
As pequenas decisões são muito importantes. Assim como o teu apoio.
Para vos demonstrar que assim é, fiz um pequeno vídeo :)
http://vimeo.com/116440669
#juntxsfazemosacontecer
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Aida Suárez
O Publico fala da Confraria Vermelha - Livraria de Mulheres
Hoje, bem cedo fui à banca de jornais e voilá!!!
Eis que na página 15 de Jornal Público, Edição do Porto, aparece a campanha de crowdfunding Confraria Vermelha - Livraria de Mulheres .
Também podem ler na versão online → http://goo.gl/SDIvco
Ou no P3 → http://goo.gl/8AB2U2
#juntxsfazemosacontecer
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários