Exposição de fotografia.
Projecto tangencial da Bienal Experimenta Design 2015
Como resposta ao convite da Experimenta Design para apresentar uma proposta a integrar esta edição de 2015 como Projecto Tangencial, a exposição, apropriando-se de forma complementar do conceito “As far as the mind can see”, tema da EXD deste ano, é um ensaio pessoal de forte componente crítica, que procura ser uma narrativa aberta com o público, capaz de promover diálogo e discussão entre a nossa condição individual/colectiva, quando articulada com estilos e formas de habitar o espaço.
In Transit é uma abordagem às rotinas, ao espaço que ocupa o percurso, aos não-lugares que habitamos em fluxos de transição. Espaços que se tornam vazios de identidade pelo desfasamento relacional humano, cada vez mais isolado de interacções. São essas direcções sem rosto, no quotidiano de uma sociedade global cada vez mais desligada do conceito de raízes ou pertença, que o trabalho pretende explorar, num relato de um mundo que deixou de viver para quem o habita para habitar quem nele vive.
Entendendo a fotografia como uma arte capaz de expressar conceitos e fazer pensar o futuro, sendo inquestionável o seu papel enquanto ferramenta e produto de criação artística, In Transit é um retrato incisivo das interacções humanas, envoltas numa “contratualidade solitária”, em espaços pensados para abraçar o colectivo.
Sobre o promotor
André Gigante nasceu no Porto em 1980. Em 2008 licencia-se em arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e projecta a título individual e no atelier do arquitecto José Gigante como colaborador e co-autor desde 2006. Em 2009 forma os Alvará, um grupo de intervenção musical. No final de 2011 foi co-fundador dos bonjourmolotov, um atelier de artes visuais e multimédia, onde trabalha actualmente. Em 2014 forma o projecto musical UMA.
Portfólio online em www.bonjourmolotov.com
Orçamento e Calendarização
Apesar do projecto ser apoiado pela Experimenta Design em termos de divulgação e pela Cooperativa Árvore na cedência do espaço de exposição entre 5 e 31 de dezembro, todas as despesas inerentes ao desenvolvimento deste evento estão a cargo do autor.
Orçamento
O objectivo desta campanha é angariar uma parte dos fundos necessários para a impressão e suportes das obras a expor:
Impressão - 27 fotografias nos formatos 70x47 e 90x60
(Lambda Print, em papel fotográfico com acabamento metálico e/ou mate)
Acabamento – Suporte rígido (PVC 5mm)
Suportes – Perfil de alumínio para fixação em parede
Prazos
Das 27 imagens a integrar a exposição, 7 estão ainda em fase de edição e estarão disponíveis para visualização a partir de dia 23 de Novembro.
De modo a prolongar a duração da campanha e atingir o objectivo proposto, consegui um acordo com a entidade responsável pela impressão das imagens para que o pagamento do trabalho possa ser efectuado no final da exposição.
Galeria de Imagens