Esta é a 4ª Edição deste Torneio de Andebol, neste ano vamos ter um Grupo com 5 equipas de ACR (Andebol Cadeira Rodas) e outro Grupo de 4 equipas de atletas com Deficiência Inte...
Esta é a 4ª Edição deste Torneio de Andebol, neste ano vamos ter um Grupo com 5 equipas de ACR (Andebol Cadeira Rodas) e outro Grupo de 4 equipas de atletas com Deficiência Intelectual que irão competir entre si nas mesmas condições de todas as outras. Estes jogos serão arbitrados pelas mesmas duplas do Andebol Indoor e as regras serão as mesmas com algumas excepções nos tempos e dimensões que o Andebol Adaptado exige. O nosso objectivo é que estes atletas sejam tratados de forma igual apesar da diferença. É nosso objectivo uma integração dos atletas no Torneio que se vai pautar pela igualdade dentro da diferença. No Torneio do ano passado Garci Cup'12 a sessão de abertura foi com um jogo fantástico entre duas equipas de ACR com o pavilhão completamente cheio e um ambiente que nos levou a prometer a estes atletas de eleição a integração no próximo Torneio, pela primeira vez em Portugal, de Grupos específicos destinados ás equipas de andebol adaptado. Estamos conscientes da importância e muito satisfeitos com o resultado deste desafio que em conjunto com o Andebol 4 All vamos realizar na edição de 2013.
As equipas já confirmadas para a competição nesta categoria são:
- ACR (Andebol em Cadeira de Rodas):
- Parasport (Algarve) / APD Braga / APD Porto / APD Paredes / Associação Os Amigos do Rovisco Pais
- Deficiência Intelectual:
- Cerciesta / Clube Gaia / Bac - Cercilei / APPACDM Setúbal - Clube Naval Setubalense
Facebook
Sobre o promotor
O Estarreja Andebol Clube é um pequeno Clube de Cidade, que no passado com a designação de Quimigal foi um Clube de topo na região e participou nas principais divisões nacionais. Mudando depois para Estarreja AC, ganhou um titulo Nacional de minis masculinos que foi o embrião de todos os projectos que se seguiram e que culminam neste Torneio. Com poucos apoios e sem dinheiro realiza este Torneio sem fins lucrativos para homenagear a modalidade no final da época desportiva. Nesta 4ª Edição vamos ter além do tradicional Andebol Indoor, Andebol de Praia e o Andebol Adaptado. Este Torneio atinge esta dimensão graças ao trabalho da Organização do Garci Cup composta por três teimosos empreendedores que contra tudo, neste tempo de austeridade decidiram avançar com este modelo do Torneio: Carlos Arrojado, Nuno Coelho e Luis Sousa.
Carlos Arrojado: Vive e respira Andebol. Jogador desde criança fez o seu percurso nesta modalidade sempre em alta competição e nas divisões principais. Continua o seu sonho e dedicação á modalidade como treinador e coordenador técnico tendo um papel preponderante no crescimento dos escalões de formação e na qualidade das equipas da região. Tem demonstrado ao longo da sua já longa carreira uma dedicação e qualidade directiva que tem levado os Clubes por onde passa a atingir objectivos qualitativos e desportivos sempre de elevado nivel. Abraçou este Torneio com o empenho que lhe é conhecido e é a figura central do mesmo assumindo a responsabilidade de o erguer, organizar e levar ao mais alto patamar qualitativo. Tal como toda a organização faz todo este gigantesco trabalho pelo amor ao Andebol e a paixão pelas causa sociais.
Prof. Nuno Coelho: Jogador nos seniores do Estarreja e treinador dos escalões de formação (Bambis e Minis femininos e masculinos), tem desenvolvido um trabalho excelente que tem cativado os miudos que o veneram como lider e desenvolveram um gosto invulgar pelo desporto e por esta modalidade em particular. Não muito vulgar num jovem da sua idade está a fazer um trabalho de captação exemplar convencendo de uma forma virtuosa os miudos a deixar as Playstations e a trocarem esse tempo pela prática do Andebol. Muitos pais agradecem e louvam o seu trabalho por conseguir que as crianças desejem ir aos treinos durante a semana e queiram participar nos jogos durante o fim-de-semana. De uma integridade e responsabilidade acima da média é fundamental para organizar toda a logistica desportiva da calendarização dos jogos, controlo dos resultados e todas as vicissitudes inerentes á competição. Vive o Andebol também em toda a sua dimensão e está neste Torneio pela satisfação de realizar um evento com esta qualidade e caracter social.
Luís Sousa: Um outsider na modalidade tornou-se dirigente para acompanhar o filho e cedo ficou contaminado pelo virus da paixão á modalidade. Amante de grandes causas e com uma invejavel capacidade de trabalho tem-se dedicado em conjunto com os outros dois colegas do Andebol a erguer o Clube onde estão inseridos e a organizar este Torneio, que por ter esta dimensão se torna ainda mais apetecivel, com resultados muito satisfatórios. Verdadeiramente um homem de acção e do terreno, não perde muito tempo a discutir pormenores e avança sempre em todas as frentes possiveis, de uma forma destemida e conseguindo ás vezes resultados onde menos se espera. A sua perseverança e atitude são fundamentais para se atingirem metas que muitas vezes parecem inantingiveis.
Esta é a equipa que sem apoios institucionais justos, se propõe a erguer um Torneio com esta dimensão desportiva e a suportar, em substituição ao estado, os custos do caracter social do Andebol Adaptado que assumimos realizar. Vai ser uma luta intensa contra todos os óbices, como a falta de dinheiro e de apoio que estamos a ter. Mas com a capacidade de liderança do Carlos Arrojado, com a qualidade organizativa do Nuno Coelho e a perseverança do Luis Sousa, vamos dar a todos os jovens atletas um Torneio inesquecivel e vamos ter a enorme satisfação de ver e sentir o sorriso de prazer e gratidão dos atletas do Andebol Adaptado que vale todo o esforço a que gratuitamente nos sujeitamos.