8 ½ Festa do Cinema Italiano

8 ½ Festa do Cinema Italiano

Junta-te à família da festa do cinema Italiano, entre 10 a 18 de Abril no Cinema São Jorge em Lisboa.

  • 3020

    angariado

    101% de 3 000€

    57 apoiantes

  • 10/04/2014

    Terminado a

  • Financiado

    Esta campanha foi totalmente financiada

Junta-te à família da festa do cinema Italiano, entre 10 a 18 de Abril no Cinema São Jorge em Lisboa.

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é uma iniciativa da associação Il Sorpasso em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura e a Embaixada de Itália em Portugal.

8 ½ Festa do Cinema Italiano è un'iniziativa della Associazione "Il Sorpasso" con la collaborazione dell'Istituto Italiano di Cultura e l'Ambasciata d'Italia in Portogallo.

_______________________________________________________________________________________________

Português

Criado em 2008, o 8 ½ é um festival que nasceu e cresceu em Portugal, fruto do trabalho de uma equipa constituída por profissionais portugueses e italianos, e que se encontra profundamente enraizado na cultura e na sociedade portuguesas. Tem como missão a exibição de obras que cumpram elevados critérios de qualidade, sejam elas de autores consagrados ou da nova geração de cineastas, sempre fiel ao objectivo de trazer a Portugal o melhor do cinema Italiano.

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano regressa na sua 7°edição de 10 a 18 de Abril, ao Cinema São Jorge, em Lisboa, com a estreia das mais interessantes produções italianas da temporada, convidados de renome, homenagens a grandes figuras do cinema e eventos que vão dar à cidade um verdadeiro ambiente all’italiana.

Em Abril e Maio a Festa continua o já habitual percurso por outras cidades portuguesas e volta a apostar num percurso internacional com datas em África e em outros países lusófonos.

Para manter a qualidade e a grande oferta em termos de programação e eventos, que sempre foi um dos nossos objectivos, precisamos agora do vosso apoio e, por isso, apresentamos aqui o nosso projecto que, já há vários anos, representa uma referência no panorama dos festivais portugueses e uma oportunidade de fusão entre as várias tradições.

8 ½ Festa do Cinema Italiano tem o apoio da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e uma parceria estratégica CML/EGEAC e co-produção Cinema São Jorge.

Para além destes fundamentais parceiros, que sempre apoiaram o festival e aos quais agradecemos por estarem sempre perto e interessados no nosso trabalho, precisamos de apoios financeiros que nos permitam avançar com a programação na qual temos estado a trabalhar no último ano com esforço e paixão. Acreditamos que o nosso festival pode continuar a crescer e apostaremos sempre mais numa proposta que permita ao nosso público assistir à melhor oferta do cinema italiano, mas também da cultura e das tradições deste país.

O apoio que pedimos permitir-nos-á avançar com a programação e trazer um número maior de filmes e convidados (entre realizadores, actores e profissionais do cinema), mas também oferecer uma série de actividades paralelas que sempre foram um ponto de força do 8 ½ e que são fundamentais para oferecer ao nosso público um verdadeiro olhar sobre a cultura italiana na sua totalidade.

Em troca do apoio garantimos a cada um a possibilidade de participar e desfrutar dos vários momentos do nosso festival.

___________________________________________________________________________________

 Italiano

8 ½ Festa do Cinema Italiano è un'iniziativa della Associazione "Il Sorpasso" con la collaborazione dell'Istituto Italiano di Cultura e l'Ambasciata d'Italia in Portogallo.

Creato nel 2008, 8 ½ è un festival che è nato e cresciuto in Portogallo, frutto del lavoro di una équipe di professionisti portoghesi e italiani, profondamente radicato nella cultura e nella società portoghesi.
La sua principale finalità è quella di mostrare opere che rispondano a criteri elevati di qualità, sia di autori già affermati, sia di cinesti meno conosciuti dal grande pubblico, sempre con l'obiettivo di portare in Portogallo il meglio del cinema italiano.

8 ½ Festa do Cinema Italiano giunge quest'anno alla sua 7ª edizione, dal 10 al 18 Aprile, al Cinema São Jorge di Lisbona, con i film più interessanti dell'ultima stagione cinematografia, ospiti di rilievo, retrospettive ed eventi che contribuiranno a creare in città un ambiente all'italiana. 

In Aprile e in Maggio la Festa sarà come ogni anno in altre città portoghesi e continuerà il percorso intrapreso nella 6ª edizione attraverso altri paesi di lingua portoghese.

Per garantire la qualità e l'estensione della nostra programmazione  - da sempre nostro principale obiettivo - abbiamo bisogno del vostro sostegno e, per questo, presentiamo qui il nostro progetto che, nel tempo, è diventato un vero e proprio punto di riferimento nel panorama dei festival di cinema portoghesi e un'opportunità d'incontro e di fusione fra culture diverse.

8 ½ Festa do Cinema Italiano ha l'Alto Patrocinio dell'Ambasciata d'Italia in Portogallo e il sostegno del Comune di Lisbona CML/EGEAC, in co-produzione con il Cinema São Jorge di Lisbona.

Oltre a questi partner fondamentali, che hanno sostenuto il festival sin dai suoi inizi e che ringraziamo per l'aiuto e l'interesse dimostrato per il nostro lavoro, abbiamo bisogno di fondi che ci permettano di portare a termine la programmazione, a cui abbiamo lavorato nell'arco dell'ultimo anno con grande impegno e passione. Crediamo che il nostro festival possa continuare a crescere e investiremo sempre di più su una proposta che permetta al nostro pubblico di avere accesso al meglio del cinema e della cultura italiana.

Il sostegno che vi chiediamo ci permetterà di andare avanti con la programmazione e di portare al nostro pubblico un maggior numero di film e di ospiti (tra registi, attori e professionisti del cinema), ma anche di offrire una serie di attività parallele che da sempre sono uno dei punti di forza di 8 ½ e che sono fondamentali per garantire al nostro pubblico uno sguardo sincero sulla cultura italiana.

In cambio, offriamo a ciascuno di voi la possibilità di partecipare in prima persona al festival.

 

Sobre o promotor

Associação Il Sorpasso

A Associação Cultural Il Sorpasso, sedeada em Lisboa, foi fundada em 2008 com o objectivo de difundir a cultura cinematográfica e de explorar e divulgar as relações culturais entre Portugal e Itália, especialmente a nível cinematográfico.

Jovem, mas já com bases fixas, a Associação tem como colaboradores, representantes das mais variadas e importantes organizações activas na promoção da cultura em Portugal tais como a Cinemateca Portuguesa, o FIPRESCI e o Lisbon & Estoril Film Festival, Doc Lisboa.

Para além das diferentes iniciativas em actividades de promoção, o mais importante é o planeamento, produção e organização do 8½ - Festa do Cinema Italiano (www.festadocinemaitaliano.com) que em poucos anos se tornou num dos mais respeitados e seguidos eventos da capital, dando a conhecer ao público alguns dos filmes, protagonistas e profissionais mais importantes do cinema italiano tal como Elio Germano, Ferzan Ozpetek, Francesco Vairano, Marco Bellocchio, Marco Tullio Giordana , Matteo Garrone, Paolo Genovese, Roberto Perpignani, Salvatore Mereu, Saverio Costanzo, etc...

A Il Sorpasso deseja agora expandir as suas actividades além-fronteiras, com a certeza que a paixão e a competência demonstradas nos últimos anos representam valores fundamentais para prosseguir e realizar os nossos objectivos.

A Equipa

PROJECTOS COLECTIVOS

2013

  • 6ª Edição do 8 1/2 Festa do Cinema Italiano (20/28 Março) - Lisboa, Porto, Coimbra, Funchal, Loulé, Luanda;
  • Organização da mostra de Cinema Angolano “Olhares sobre Angola” em colaboração com a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema;
  • Distribuição comercial em Portugal do filme “Shun Li e o Poeta” de Andrea Segre - Cinema City Lisboa, Dolce Vita Porto -  Zon Lusomundo Cinemas;
  • Gestão do ciclo de cinema “Domenica al Cinema” em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura em Lisboa, no Teatro do Bairro;
  • Tradução e legendagem (PT- Italiano) do filme “A Mãe e o Mar” de Gonçalo Tocha, exibido no Festival Internazionale del Cinema di Roma (Novembro);
  • Desenvolvimento de um programa pela sincronização das legendas electrónicas;

2012

  • Gestão do ciclo de cinema “Domenica al Cinema” em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura em Lisboa, no Teatro do Bairro;
  • Tradução e Legendagem (PT- Italiano) dos filmes portugueses Centro Histórico, Dom das Lágrimas, Birds, O Fantasma de Novais, Vamos tocar todos juntos para nos ouvirmos melhor, Mesa Ferida, Der Schilinjer e o Bravo som dos Tambores, exibidos no Festival Internazionale del Film di Roma;
  • Publicação do livro “Antes que me esqueça” de Júlia Buisel- em colaboração com a Fundação Guimarães 2012- Capital Europeia da Cultura;
  • 5ª Edição do 8 ½  Festa do Cinema Italiano (12/19 Abril);
  • Publicação do Livro “Ermanno Olmi- Uma excêntrica normalidade” – em colaboração com a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema e a Fundação Guimarães 2012- Capital Europeia da Cultura;
  • Organização da mostra de Cinema Angolano “Olhares sobre Angola” em conjunto com a BPO Advogados e a Chá de Caxinde-Portugal;
  • Gestão da programação do Espaço Nimas 4 dias por semana (desde Janeiro a Julho).

2011

  • 4ª Edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano;

2010

  • 3ª Edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano;
  • Preparação do projecto sobre a cinematografia lusitana apoiado pelo Instituto Camões e a Embaixada de Portugal em Roma. O Festival, com sede em Roma, fez circular a sua programação em Nápoles e em Trieste;
  • Maremetraggio - Festival Internazionale del Cortometraggio (Julho) - Organização e programação de uma retrospectiva sobre o cinema português.

2009

  • Coordenação de programação dos ciclos de cinema Português no Centro Cultural Alpendre em Fortaleza , Brasil. (até Maio de 2010);
  • 2ª Edição do 8 ½ - Festa do Cinema Italiano (2\9 Abril);
  • Marche Film Commission Meeting in Lisbon (1 Outubro)- Logística entre a MFC e os operadores portugueses do sector cinematográfico;
  • Festival Internazionale del Film di Roma (Outubro)- Consultoria (antenna) para a selecção de obras portuguesas a incluir na programação do festival.

2008

  • 1ª Edição do 8 ½ – Festa do Cinema Italiano (5\11 Junho) de 2007 ;
  • Coordenação da publicação do catálogo “João Giullare di Dio- Tutto il cinema di João César Monteiro” acompanhado pela retrospectiva de homenagem a João César Monteiro “Tutto il cin-ema di João César Monteiro”, realizada na sala Sala Truffaut em Modena, Itália;

2007

  • Coordenação do ciclo Amor a Deus , dedicado ao cinema português, em colabroação com a Associação La Capella Underground, em Trieste, Itália.

Orçamento e Calendarização

- Avançar com a programação - Trazer um numero maior de filmes e convidados - Organização das actividades paralelas (workshops, masterclasses, concertos, debates, projecto "rota dos sabores" da tradição italiana O prazo dentro do qual contamos ter o apoio è atè dia 10 de Abril de 2014.
  • Apoia com
    25€ ou mais

    1 convite duplo (valido para sessão de abertura OU encerramento) + 1 saco + 1 cartaz. Podem optar por levantar as recompensas durante os dias do festival ou podem ser enviadas pelo correio com portes de envio incluídos para Portugal.

    11 apoiantes

  • Apoia com
    50€ ou mais

    1 Acreditação + 1 convite duplo (valido para sessão de abertura OU encerramento) + 1 saco + 1 cartaz. Podem optar por levantar as recompensas durante os dias do festival ou podem ser enviadas pelo correio com portes de envio incluídos para Portugal.

    7 apoiantes

  • Apoia com
    100€ ou mais

    2 entradas ao cine-jantar + 1 acreditação + 1 convite duplo (valido para sessão de abertura OU encerramento) + 1 saco + 1 cartaz. Podem optar por levantar as recompensas durante os dias do festival ou podem ser enviadas pelo correio com portes de envio incluídos para Portugal.

    4 apoiantes

  • Apoia com
    250€ ou mais

    1 pack DVD + jantar com os convidados do festival (realizadores, actores etc.) + 2 entradas ao cine-jantar + 1 acreditação + 1 convite duplo (valido para sessão de abertura OU encerramento) + 1 saco + 1 cartaz. Podem optar por levantar as recompensas durante os dias do festival ou podem ser enviadas pelo correio com portes de envio incluídos para Portugal.

    4 apoiantes

Qui, 18/04/2024 - 05:13

Seg, 14/04/2014 - 11:22

Pagamento concluído

Os fundos angariados foram transferidos para o promotor

10/04/2014

Campanha terminou

Os fundos foram totalmente angariados com sucesso

Lançamento da campanha

27/02/2014

57 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 40
    novos apoiantes

  • 17
    apoiantes recorrentes

  • 0
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade