A equipa TLMoto é um projecto que reúne alunos de engenharia para construir uma mota de pista e competir num evento universitário internacional.
A Equipa pretende com o vosso apoio participar na quarta edição do Motostudent, onde equipas de várias universidades mundiais projectam e constroem uma mota para correr no circuito de Internacional de Motorland Aragón.
Fomos a única equipa portuguesa a participar na terceira edição desta competição, onde estiveram presentes quarenta e duas equipas dos seguintes países: Espanha, Itália, Brasil, Estados Unidos, Equador, Inglaterra, Venezuela e Hungria.
Primeira participação da equipa no MotoStudent
A nossa ambição tem sido garantir um contínuo progresso tecnológico. A nossa primeira participação passou pelo desenvolvimento e construção de uma mota com um chassis de geometria variável. Agora queremos ir mais longe e avançar com a concepção da primeira mota de pista eléctrica desenvolvida em território nacional.
Se está interessado em obter mais informação poderá entrar em contacto connosco, através dos meios disponibilizados.
Poderão consultar toda a informação relativa ao regulamento da competição na própria página da organização do evento.
Sobre o promotor
O Insituto Superior Técnico é uma casa de referência nas artes do ensino de engenharias a nível nacional como internacional, além de focar o ensino nas diversas engenharias cultiva uma vertente empreendedora para que os alunos levem os seus projectos avante.
O grosso do nosso grupo é oriundo de engenharia mecânica, no entanto existem outras valências de engenharias que foram consideradas para o bom desenvolvimento do projecto em si, tais como a engenharia electrotécnica e aeroespacial. Neste momento contamos com os seguintes elementos na equipa:
- André Xavier - Eng. Electrotécnica
- António Januário - Eng. Mecânica
- Bernardo Ribeiro - Eng. Mecânica
- Diogo Neves - Eng. Aeroespacial
- Diogo Nunes - Eng. Mecânica
- Gonçalo Cabecinhas - Eng. Electrotécnica/Gestão de Energia
- João Ramos - Eng. Mecânica
- Leonor Neto - Eng. Mecânica
- Márcia Figueira - Eng. Mecânica
- Mariana Silva - Eng. Mecânica
- Mário Martins - Eng. Mecânica
- Marta Boavida - Eng. Mecânica
- Miguel Morgado - Eng. Mecânica
- Pedro Cadilha - Eng. Aeroespacial
- Rodrigo Martins -Eng. Mecânica
Cada elemento tem um papel crucial para que se conseguia atingir o objectivo a que nos propomos. Isso só é conseguido através da realização e satisfação pessoal de revitalizar um segmento de indústria que está adormecido em Portugal, o motociclismo.
Orçamento e Calendarização
Neste momento temos a pré-inscrição feita da equipa, mas a inscrição só é validada com o pagamento de 3500€ que é o valor referente a inscrever os nove elementos e as partes comuns a todas as equipas (motor, suspensão, jantes e pinças de travão) e a data limite é de 31 de Maio.
O segundo prazo oficial, ainda não tem data fixa marcada, mas tem já um espaço temporal definido que no Outono de 2016 que é quando se dará a realização do evento.
Balizamos o projecto em três fases: estudo, concepção e testes. O primeiro já está em andamento que é a recolha e análise de informação útil ao bom estudo do que nos propomos; a fase seguinte, a segunda, será à partida a que demorará mais tempo por parte do trabalho ter que ser feito sob prestação de serviços; por fim tem-se os testes à mota produzida por nós que determinaram o estágio de maturação do projecto e definiram que pontos a melhorar ou a alterar por completo.
Torna-se necessário ter em conta que não conseguimos ter datas precisas para cada uma das fases pois existe outras responsabilidades que temos como alunos tais como entrega de trabalhos académicos, testes e exames que somos obrigados a cumprir. Além que estamos dependentes de diversas variáveis externas à nossa vontade.
O valor pedido tem em conta os gastos que tivemos na nossa participação anterior com o desenvolvimento, deslocações, testes e estadia da equipa, quer ao longo do desenvolvimento do projecto como nos três dias que decorreram o evento. Contudo este valor pedido não corresponde à totalidade dos gastos que tivemos mas a um sexto do valor total. Contamos que o resto do orçamento seja conseguido com patrocínio de empresas como aconteceu na edição anterior, em que tivemos empresas que apoiaram-nos com valores monetários e outras com mão-de-obra e prestação de serviços.