O projecto que aqui apresentamos consiste na gravação de toda a obra de Fernando Lopes-Graça para Quarteto de Cordas e Piano, protagonizada pela sua maior intérprete amiga ...
O projecto que aqui apresentamos consiste na gravação de toda a obra de Fernando Lopes-Graça para Quarteto de Cordas e Piano, protagonizada pela sua maior intérprete amiga - Olga Prats - e pelo Quarteto que leva o seu nome como legado.
Editaremos, com ditribuição além-fronteiras, um CD Duplo, sob o título de "Canto de Amor e Morte", contando com as seguintes obras:
- Quarteto com Piano (1938) – 1ª gravação absoluta
- Canto de Amor e de Morte (1961)
- Quarteto de Arcos nº 1 (1964)
- Suite Rústica nº 2 (1965)
- Catorze Anotações (1966)
- Quarteto de Arcos nº 2 (1982)
A gravação do disco está associada a concertos e showcases de apresentação do mesmo bem como à revisão crítica das partituras, por parte do Quarteto Lopes-Graça e de Olga Prats, tendo em vista a sua edição pela editora AVA.
O montante solicitado pela via do Crowdfunding, inferior ao total das despesas do projecto, visa fazer face a gastos relacionados com o lançamento do CD, nomeadamente ao nível das deslocações para os concertos e showcases, dos cartazes, da cobertura audiovisual e da projecção nos media. Este domínio é fulcral para que o CD se possa constituir como um forte meio de divulgação desse incontornável compositor chamado Fernando Lopes-Graça.
Fernando Lopes-Graça é um dos grandes génios musicais do nosso País, uma vida tumultuosa de brilhantismo, coragem e criatividade. Hoje, quase 20 anos decorridos desde a sua morte, a divulgação da sua obra tem, paradoxalmente, a mesma pertinência e urgência que teria tido - para a cultura nacional e para o posicionamento de Portugal no mundo das artes musicais - durante o tempo de vida do compositor. Essa urgência é ditada pela necessidade de inscrever no contexto da musicologia moderna uma obra com dimensão canónica, que deveria ombrear com a dos demais grandes criadores europeus do século passado, de um Bártók ou um Hindemith, de um Stravinsky ou um Britten.
O desconhecimento a que essa obra ainda é votada, nacional e internacionalmente, constitui hoje motivo de amarga perplexidade para os mais atentos observadores da vida musical portuguesa. O projecto que Quarteto Lopes-Graça / Olga Prats aqui expõem vem não apenas colmatar um hiato discográfico imperdoável como, também, proporcionar vida e mundo a uma herança de que nos orgulhamos sem reservas, numa edição que projectará decisivamente a obra de Lopes-Graça aquém e além-fronteiras.
Sobre o promotor
Olga Prats é, sem controvérsia, a maior autoridade em vida como intérprete de Lopes-Graça. Foi sua colaboradora e amiga de muitos anos, dedicatária de grande parte da sua obra pianística, legatária de alguns manuscritos, mas, essencialmente, da sua retórica musical e dos mais subtis matizes da sua linguagem.
Pianista e pedagoga. Iniciou a sua formação aos cinco anos de idade com sua mãe e com o professor João Maria Abreu e Motta, com quem, em 1957, concluíu o curso de piano do CN. Com bolsas do IAC e do governo alemão e da FCG, frequentou cursos de aperfeiçoamento em Colónia (Gaspar Cassadó e Karl Pillney) e em Freiburg (Carl Seeman e Sándor Végh). Continuou a sua formação com Helena Moreira de Sá e Costa, tendo ganho, como sua aluna, o prémio Luís Costa para melhor intérprete de música espanhola (1965). Frequentou os Cursos do Estoril com Rudolf Baumgartner, Jean Français e Karl Engel. Tocou com a Orq. do Festival de Pommersfelden, a Orq. Gulbenkian, a Orq. Sinfónica de Buenos Aires, a Orq. do Porto, e a Orq. Sinfónica da Emissora Nacional, entre muitas outras, tendo interpretado um grande leque de compositores – de Bach até Xenakis, Schumann, Brahms e Stravinsky. Olga Prats privilegiou sobretudo a música de câmara, com especial relevo para a produção contemporânea. É membro fundador do Opus Ensemble (1980) e do ensemble de teatro musical Grupo Colecviva (1975), tendo colaborado intimamente com diversos compositores de relevo - Fernando Lopes-Graça, Constança Capdeville e António Victorino d'Almeida, que lhe dedicaram várias obras e dos quais estreou e gravou muitas outras. Foi professora do CN e da ESML, sendo coordenadora da classe de Música de Câmara, para além de prosseguir uma intensa actividade como jurada em concursos de interpretação (Concurso de Música de Câmara da Rádio da Baviera, Concurso Internacional de Piano Viana da Motta, Prémio Jovens Músicos, entre outros) e como orientadora de cursos dedicados à música portuguesa do século XX e à música de câmara.
Quarteto Lopes-Graça
O Quarteto Lopes-Graça deve o seu nome ao objectivo primordial de homenagear esse insigne compositor do panorama musical nacional e europeu. Nesse sentido, o seu primeiro CD, "Música Portuguesa para um Quarteto" - vencedor do Prémio Autores RTP/SPA 2010, na categoria "Melhor Trabalho de Música Erudita" - regista duas obras fundamentais de Fernando Lopes-Graça: "Quatorze Anotações" e "Suite Rústica nº2".
Desde a sua formação em 2005, o Quarteto Lopes-Graça soube afirmar-se como agrupamento de referência na sua área, tendo actuado nas mais importantes salas e eventos musicais do país. Foi presença de destaque no Festival CRIASONS 2010/11, um evento dedicado à composição portuguesa contemporânea, apoiado pela Direcção-Geral das Artes. Deslocou-se a Andorra, em 2008, com um programa vocacionado para a divulgação da cultura portuguesa naquele Principado, e em 2013 rumou ao Brasil para quatro concertos e master-classes, no âmbito do Ano de Portugal no Brasil. Editou em Maio de 2009 o seu primeiro projecto discográfico e concluiu recentemente a edição de mais um álbum (em conjunto com o Opus Ensemble e o Duo Contracello) com as obras estreadas no Festival CRIASONS (Numérica, 2011).
Musicamera Produções
Objectivo superado ! Obrigado a todos
O Quarteto Lopes-Graça e Olga Prats agradecem a todos os apoiantes que possibilitaram que o projecto CD Duplo “Canto de Amor e Morte” tenha angariado e superado o montante solicitado.
Os artistas voltarão a estúdio para terminar as gravações do disco, encorajados com o apoio do público a esta iniciativa ímpar pela Música Portuguesa.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
gusinfanteMusicamera Produções
Parabéns!
Parabéns a todos! Ao Quarteto Lopes Graça, a Olga Prats, e a todos os que contribuíram para a materialização deste projecto!
Esta senda de divulgar os compositores portugueses é incessante!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Musicamera Produções
Recta final
Na recta final do Crowdfunding, aproximamo-nos a passos largos do objectivo, o qual cremos ser possível alcançar. Obrigado a todos os que nos têm apoiado !
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Musicamera Produções
Acção de recolha de fundos
Na Segunda-Feira, dia 20 de Maio, entre as 14.00h e as 20.00h, vamos estar no Conservatório, numa acção de recolha de fundos, onde todos podem participar neste projecto e adquirir alguns dos CD's do Quarteto Lopes-Graça e de Olga Prats.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Musicamera Produções
Chegámos aos 20 apoiantes !
Atingimos a marca dos 20 apoiantes, o que muito nos encoraja a continuar a aproximar-nos do objectivo final. A cada um dos apoiantes, o nosso muito obrigado.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Musicamera Produções
Primeiros 10 apoiantes - obrigado !
E eis que chegámos, em menos de uma semana, aos dez apoiantes. Muito obrigado por terem sido pioneiros no apoio a este projecto. Vamos continuar a batalhar para chegar ao objectivo pretendido.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários