Caravana Doors rumo aos Estados Unidos

Caravana Doors rumo aos Estados Unidos

As prestigiadas UCLA e Berkeley estão a abrir as portas ao autor luso Rui Pedro Silva para dar a conhecer oficialmente nos Estados Unidos o resultado desta obra portuguesa de in...

  • 2465

    angariado

    107% de 2 300€

    54 apoiantes

  • 21/04/2013

    Terminado a

  • Financiado

    Esta campanha foi totalmente financiada

As prestigiadas UCLA e Berkeley estão a abrir as portas ao autor luso Rui Pedro Silva para dar a conhecer oficialmente nos Estados Unidos o resultado desta obra portuguesa de investigação, «Caravana Doors»

O «Caravana Doors» é um livro ÚNICO de profunda pesquisa sobre as raízes dos Doors, os destaques sobre a banda na imprensa portuguesa - desde os anos 60 até à actualidade - e influência da arte dos Doors na cultura nacional.

Pela primeira vez, toda a realização da obra aconteceu na UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles) onde os elementos dos Doors (Jim Morrison e Ray Manzarek) se formaram em cinema. Nesta obra vão encontrar fotografias nunca vistas, entrevistas a colegas de turma de Jim Morrison quando ele e Ray Manzarek eram alunos na Escola de Cinema da UCLA, entrevistas a ilustres personalidades da UCLA ente elas o mítico director da Escola de Cinema de 1964/65 que privou com Jim Morrison e Ray Manzarek, um professor a quem Jim Morrison recorreu e apresentou a ideia que está na origem do nome «The Doors», importantes recortes de jornal do campus da época e uma série de materiais raros e inéditos. Quanto à história dos Doors na imprensa portuguesa encontra-se factualmente ilustrada desde que eles surgiram até aos dias de hoje. São desfeitos vários mitos, introduzidas novas realidades desconhecidas, o leitor encontra uma multiplicidade de artigos (vários pré 25 de Abril de 1974) e muitas histórias, queda de rumores e curiosidades. A última parte do livro é consagrada a entrevistas a músicos portugueses (ex: Phil Mendrix, António Garcez, Paulo Gonzo, The Legendary Tiger Man, etc) poetas (ex. Jorge Sousa Braga, António Manuel Ribeiro, João Maria Nabais) e gente do cinema português (ex: Joaquim de Almeida, Tino Navarro). São mais de 400 páginas com histórias exclusivas, histórias novas, fotos únicas, material raro e inédito e uma série de desmistificações que perduravam há décadas.

Por ser um livro de envolvimento directo com a realidade conhecida e desconhecida dos Doors e por ser único no mundo, as prestigiadas UCLA (Universidade da California em Los Angeles) e Berkeley (Universidade em S. Francisco), estão a abrir as portas ao autor luso (Rui Pedro Silva) para dar a conhecer oficialmente nos Estados Unidos o resultado desta obra PORTUGUESA DE INVESTIGAÇÃO (ÚNICA NO MUNDO) nestes campus míticos da Califórnia.

Caríssímos/as: A apresentação científica e sócio cultural deste livro nacional que irá ser feita nestes campus de reputação mundial é uma honra muito rara e prestigiante para o autor português e naturalmente para o país e para a nossa língua no mundo (as palestras vão ser feitas em português). Para que este feito se concretize agora em Abril, apenas existe um pequeno entrave financeiro e é precisamente neste ponto que peço o vosso precioso auxílio. Como sabem Los Angeles e São Francisco ficam do outro lado do mundo. As despesas são avultadas, mas com o VOSSO IMPORTANTE CONTRIBUTO vamos facilmente "passar para o outro lado" e voltar a demonstrar que Portugal produz trabalhos que marcam a diferença mundialmente. Com a vossa ajuda para ultrapassar este pormenor que não pode nem deve aniquilar o mérito e a valorização da investigação nacional, levarei a vossa voz para aqueles campus míticos onde em português se vai apresentar um trabalho único no planeta. As palestras estão agendadas para Abril e as universidades americanas pedem-me que confirme de imediato a minha presença. Devido à urgência peço o vosso auxílio para chegarmos ao valor mínimo (2300 euros) nos próximos dias. Muito obrigado.

Esta iniciativa tem o apoio incondicional de músicos portugueses, jornalistas e com o importante apoio do "Restaurante Chic Dream" (Porto), "Cela Produções", www.silvanolopes.com e da Musicarte (Instrumentos musicais-Porto).

Sobre o promotor

Rui Pedro Silva, natural do Porto onde se licenciou em 2000 no curso de Ciências da comunicação.

É um destacado investigador/autor internacional dos Doors. Desde essa altura desenvolveu uma vasta parceria com artistas nacionais, internacionais, trabalhou e privou com os Doors, staff original, reputados biógrafos (como Jerry Hopkins e Danny Sugerman, autores do best seller "Daqui Ninguém Sai Vivo"), académicos internacionais, amigos íntimos de Jim Morrison, dos outros Doors, etc. Do longo percurso destaca-se, por exemplo, a elaboração de uma tese académica de contraste entre a complexa personalidade do homem/poeta: «James Douglas Morrison» (Jim Morrison) e o seu mito: «O Rei Lagarto», estrela de rock.

Em 2001, e após escrutínio nacional da Warner e de uma rádio nacional portuguesa, Rui Pedro Silva foi o português escolhido para representar Portugal nas celebrações dos 30 anos da morte de Jim Morrison (ocorreram a 3 de Julho em Paris). Esteve com Ray Manzarek (organista dos Doors) e Danny Sugerman num evento especial na capital francesa e nas homenagens a Jim Morrison no Père Lachaise.

Em 2003, editou o primeiro livro: «Contigo Torno-me Real».

Em 2008, a obra conheceu uma edição internacional em português e ainda nesse dialecto ganhou uma «Menção Honrosa» em Londres (London Book Festival).

Em 2009, Rui Pedro Silva trabalhou na UCLA (Universidade da Califórnia Los Angeles) como investigador residente para estudar as raízes dos Doors e o impacto da arte da banda na cultura portuguesa nesta mítica universidade onde Jim Morrison e  Ray Manzarek se formaram em cinema. Foi o primeiro e único investigador  dos Doors residente na UCLA.

Em 2010, foi convidado a apresentar na mesma UCLA o seu livro «You Make me Real» (versão inglesa do «Contigo Torno-me Real»).

Em 2011, Itália reclamou a apresentação da obra inglesa que aconteceu na região de Veneza. Em Dezembro de 2012, Rui Pedro Silva apresentou o livro: «Caravana Doors» em Portugal. Pela primeira vez, ficou acessível o resultado do estudo profundo que fez na UCLA e que agora se encontra disponível no país. Todavia, o interesse pela obra ultrapassou fronteiras ao ponto da UCLA (em Los Angeles) e  a Universidade de Berkeley (em São Francisco) endereçarem ao autor raros convites para apresentar a «Caravana Doors» nos míticos campus da Califórnia e com essa honra será grandemente destacado  o trabalho, a nacionalidade do autor e a língua portuguesa.

Com o cumprimento destes convites, Portugal voltará a ter voz forte no mundo dos Doors e da música internacional. Algo que Rui Pedro Silva sempre faz questão de elevar e sublinhar… a nacionalidade portuguesa em todo o mundo.

Orçamento e Calendarização

O orçamento/montante mínimo ponderado, destina-se a um apoio para fazer face às despesas mínimas elementares de apresentação deste novo produto nos prestigiantes lançamentos americanos (expedição dos livros, apoio à viagem para concretizar as apresentações/palestras, refeições, alojamento singelo em Los Angeles). Por insuficiência económica, este apoio, via crowdfunding, é MESMO VITAL e incontornável para tornar possível a concretização destas apresentações honrosas da obra que vão sublinhar bastante o mérito único do autor, a visibilidade da investigação portuguesa e o nome/ reconhecimento do nosso país nesta temática cultural mundial. As apresentações estão previstas entre as duas últimas semanas de Abril e as universidades em Los Angeles e São Francisco aguardam que marque com celeridade as datas. Com o apoio desta campanha do crowdfunding (a durar um mês), a originalidade e valor das recompensas, os textos aqui enunciados, a divulgação massiva que será feita e com o importante apoio das entidades e personalidades portuguesas expressas no vídeo, estou em crer que chegaremos ao valor mínimo nas próximas semanas e com isso ir a tempo de marcar estes prestigiantes e honrosos convites que requerem urgência.

Dom, 21/07/2024 - 00:18

21/04/2013

Campanha terminou

Os fundos foram totalmente angariados com sucesso

Lançamento da campanha

20/03/2013

54 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 48
    novos apoiantes

  • 6
    apoiantes recorrentes

  • 0
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade