Ocean Life é o primeiro barco eléctrico movido a energia solar/eólica construído em Portugal.
Estou a construir uma embarcação de pesquisa e lazer inovadora totalmente movida a energias renováveis.
De nome Ocean Life , este é o primeiro barco eléctrico movido a energia solar/eólica construído em Portugal. A embarcação terá 18 painéis solares e 6 baterias de gel, sendo energeticamente auto-suficiente, não polui e as baterias originais só serão substituídas dentro de alguns anos.
Ocean life aproveita todos os raios do Sol, inclusive em dias onde ele não aparece, é uma embarcação diferente de todas as outras com um design moderno e aerodinâmico com cobertura, 3 motores (permite girar sobre o seu eixo), pode ser controlado á distância com controlo remoto e é movido 100% a energia solar e eólica com autonomia suficiente para navegar o dia inteiro.
Ocean Life tem capacidade para 6 pessoas e não utiliza combustíveis normais, o percurso é silencioso, permitindo aos passageiros aproveitarem ao máximo os recursos naturais com a vantagem de não incomodar a fauna e flora nem poluir o meio ambiente.
Projeto
Fabricado em fibra de vidro tem um comprimento de 680cm 2000w de painéis solares 800 w de energia eólica, 1100 amperes de baterias gel, 3 motores eléctricos Minn Kota, controlo por volante ou comando à distancia GPS ou manual e equipamento de mergulho com capacidade para 6 pessoas.
O projecto de engenharia deu entrada no instituto marítimo portuário sendo posteormente aprovado pela DGRM em 2013.
A embarcação está concluída em termos de casco, estrutura, pintura, baterias ,motor e equipamento de segurança, faltando alguns equipamentos que são caros nomeadamente os painéis solares e o atrelado de transporte.
O objectivo deste projecto é explorar a natureza sem prejudicar o meio ambiente e as espécies que nele habitam pretendo fazer expedições, divulgar o uso de energias renováveis e a protecção da natureza.
Com esta embarcação é possível mergulhar, fazer um passeio apreciar a natureza sem prejudicar o meio ambiente pois não emite ruído de motores não emite qualquer gases nem óleos para as aguas, e não incomoda a fauna ou flora marítima ou fluvial podendo assim o viajante desfrutar de um contacto mais genuíno com a natureza e as espécies que nela habitam.