Queremos participar num workshop de Agricultura Syntrópica na Espanha. É um conceito simples mas radical para uma agricultura sustentável. Depois, queremos partilhar o que aprendémos em Moçambique e Portugal.
A Agricultura Syntrópica é uma prática desenvolvida pelo Ernst Gotsch no Brazil (Agenda Gotsch, www.agendagotsch.com). Usa os sistemas naturais observáveis nas florestas tropicais para criar uma floresta produtiva, incluindo culturas de rendimento e de consumo, que ao mesmo tempo revitaliza o ambiente, promove a biodiversidade e protege recursos hídricos. A Agricultura Syntrópica pode ser aplicada em escala pequena ou grande, em propriedades comerciais ou não. Uma floresta syntropica produz sem precisar de irrigação nem fertilizantes.
Nos dias 19-25 de Março o Ernst Gotsch vai dirigir um workshop no centro de permacultura de La Loma Viva, em Granada, Espanha, (www.lalomaviva.com) onde ensinará os conceitos básicos e a ciência da Syntropia, junto com demonstrações práticas no campo.
Nós acreditamos que esta prática oferece uma solução viável e sustentável para a agricultura tanto dos pequenos agricultores com quem trabalhamos em Moçambique como de quem quer transformar a agricultura em Portugal numa aposta para o futuro.
La Loma Viva já acredita em nós e nos ofereceu uma bolsa para um participante no workshop, que será o Paulo, para apoiar o nosso trabalho em Moçambique. Agora procuramos a vossa ajuda para pagar 50% de um segundo lugar para a Rebecca, que depois partilhará aquilo que apreendeu através de um workshop prático em Portugal. A visão no longo prazo é de estabelecer centros de demonstração e prática de Agricultura Syntrópica em Portugal para promover esta visão e iniciar a revolução!
Rebecca Phillips Marques
First impressions. Primeiras impressões.
End of day 2 in a beautiful place. It's quite intense, and very interesting, and we're learning lots. I'm so happy to be here, thanks to all of you! There's also a great mix of people participating, from all over the world, all apparently having a lot of fun. But certainly no late nights, the physical work means everyone is in bed by 10. Thank you all again, this is an amazing opportunity.
Final do segundo dia num lugar muito bonito. Têm sido bastante intenso, muito interessante, e estamos a a prender muito. Estou muito feliz por estar aqui, graças a vocês todos! Há também uma excelente mistura de participantes, oriundos de todos os cantos do mundo, todos aparentemente a divertir-se muito. Mas nada de noitadas, com o trabalho físico estamos todos na cama as 10 horas. Mais uma vez, muito obrigada por este oportunidade extraordinária.
Rebecca :)
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
José GonzalezRebecca Phillips Marques
Atualização na situação
Boas, espero que estejam a gostar de tudo, mas a meses que não dá nenhum tipo de atualização, e realmente estou muito interessado em saber como esta tudo.
Com carinho,
José
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Rebecca Phillips MarquesJosé Gonzalez
Update
Olá José,
Só posso pedir desculpas por tanto silêncio. Entretanto acabei de chegar de umas férias no campo sem net e vi a sua mensagem.
O curso superou todas as minhas expectativas. Além de apriender com o Ernst os princípios da Sintropia, plantamos uma enorme horta com imensa diversidade de plantas e árvores. Foi um trabalho intensivo em equipa, mas que equipa! Pessoas dos quatro cantos do mundo, todas elas com alguma coisa para partilhar. Aproveitámos imenso.
Agora de volta à vida diária, já comecei a implementar um pequeno projecto de agricultura com uma mulher que conheci no curso. Estamos a começar aos poucos, numa pequena área, principalmente melhorando o solo e preparando para uma sementeira no outono. Ela tem mais conhecimentos do que eu, mas não tinha onde aplica-los, e como tal estamos a trabalhar juntos na quintinha de amigos meus. É um pequeno começo, mas esperamos tornar o sítio num centro de partilha e de aprendizagem, para espalhar a visão do Ernst.
O meu marido Paulo, em Moçambique, também tem planos para partilhar esta abordagem com os agricultores com quem ele trabalha. Além disso, o próprio Ernst vai liderar um curso no centro do país em setembro e vamos enviar o nosso gerente para também aprender e poder depois ensinar aos camponeses. Assim, vamos tentar maximizar aquilo que sabemos e continuar a aprender fazendo.
Ainda não transcrevi as minhas notas do curso, apenas comecei, e em inglês, mas espero com tempo acabar nas duas línguas e enviar para todos que me apoiaram.
Agradeço mais uma vez o seu valioso apoio.
Melhores cumprimentos,
Rebecca
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários