A "Última Lavoura Desta Terra" é uma web-série que está programada inicialmente para ter 10 episódios de duração máxima de 15 minutos cada.
A "Última Lavoura Desta Terra" nasceu quase sem contar com isso. A primeira vez que alguma coisa havia sido filmada para integrar este projecto, foi em 2009, quando nunca tinha passado pela cabeça alguma coisa do género. Foi em 2012 que o projecto ganhou forma. Da minha parte, conheço bem o local, conhecia das gentes, conhecias as histórias e estórias. Sabia por onde começar se tivesse que ser. E assim foi.
Inicialmente, pensei em fazer uma curta-metragem que explorasse algumas das particularidades da terra. Então surgiu a ideia de mostrar aquilo que mais preocupa quem lá vive: a desertificação, o abandono das terras.
Mascosêlo, nome da terra onde se passa o projecto, tem pouco mais de 20 habitantes, todos eles para cima dos 50 anos de idade.
Mas pela história ambiciosa e pelo sucesso criado à volta da curta, decidi ir mais longe e apostar numa web-série sobre a terra onde se passa o documentário. O projecto tem um carácter totalmente etnográfico e pretende mostrar a Portugal a realidade vivida numa pequena aldeia transmontana, onde apenas restam pouco mais de 20 habitantes. E sobre esta aldeia e as suas histórias que a web-série se vai focar.
É um trabalho detalhado e cuidado, pois trata-se de vasculhar o mais íntimo das histórias de cada um dos habitantes. As tradições, os hábitos, os costumes, as dificuldades de um povo que só vê a urbanização alguns dias por ano. As histórias de uma terra esquecida no meio das encostas da serra do Marão.
A web-série está programada inicialmente para ter 10 episódios de duração máxima de 15 minutos cada. Estima-se que será necessário um orçamento total de 860 euros para a realização do projecto, tendo em conta as deslocações, o material a adquirir e a promoção da web-série.
A série será distribuída pelos canais online, tanto do projecto, como se entidades associadas, como é o caso do Museu da Vila Velha.