Foi criada para guardar originais e manuscritos de Jovens Artistas Portugueses (Desconhecidos) num local a divulgar brevemente, bem dentro do coração batente de Lisboa. A primeira série é constituída por 20 artistas, 10 escritores e 10 pintores.
A máquina d’Arte é uma vending-machine apoderada pela originalidade. Foi criada para guardar originais e manuscritos de Jovens Artistas Portugueses (Desconhecidos) num local a divulgar brevemente, bem dentro do coração batente de Lisboa. A primeira série é constituída por 20 artistas, 10 poetas e 10 pintores.
O originais
Os ramos artísticos contemplados serão poesis (poesia e prosa) e pictura (pintura e desenho). Este é um conceito que pretende revolucionar a maneira como a Arte chega às pessoas e tornar visível uma nova geração de artistas portugueses que já têm uma produção sólida mas de divulgação residual ou restrita através do formato do original. Idealizamos uma sociedade em que a Arte seja acessível a todos, por isso, decidimos que a produção original de cada artista deve ser posta à disposição dos outros por encerrar em si mesma uma magia única.
O Envelope
Ao envelope cabe a ficção. É o seu propósito de selar que torna a coisa contida puríssima para chegar ao leitor com este pendor de inviolabilidade. O envelope é um invólucro que permite, desde logo, um possante estado de ficção. Depois, cabe àquele que o levanta enlevar-se com o silêncio que só o Acaso poderá escolher. Cá fora, seremos todos iguais. Os envelopes não trarão outra identificação que não o carimbo d’A Máquina d’Arte: pretende-se aqui um anonimato exterior e extremo que elimine a possibilidade da escolha e da competição. Só a derradeira abertura revelará o autor e o tipo de trabalho. Todas as possibilidades serão uma apenas: a de beber amplamente de um original impreterivelmente único que faz uso da habitação do produto em série para contra ele atentar.
Um envelope é constituído por um original poesis ou pictura, protegido e selado por uma capa, um postal, dois autocolantes e um postal com tradução da obra literária, quando caso disso.
Objectivo
A máquina d'Arte é um espaço onde figura a contemporaneidade - sempre numa mutação constante que visa a revelação do trabalho de jovens artistas portugueses que se estejam a lançar e os torna acessíveis ao público em geral através de um formato único e sem precedentes.