É hora de levar esta história do passado colonial português a um público mais alargado.
Ao longo do último ano e meio, a DIVERGENTE publicou “Por ti, Portugal, eu juro!”, reportagem que conta a história dos Comandos Africanos da Guiné, a única tropa de elite da história do Exército português composta, na íntegra, por militares africanos. Pessoas que, depois do 25 de Abril de 1974, foram abandonadas, deixadas para trás e continuam, até hoje, a lutar pelos direitos que lhes foram prometidos no campo de batalha.
Este é um episódio pouco conhecido da História de Portugal que queremos fazer chegar ao maior número de pessoas possível. Das três vezes que fomos à Guiné-Bissau, recolhemos quase 40 horas de imagens, temos muitas entrevistas, muito material de arquivo, que acabou por ficar de fora da reportagem multimédia.
Depois de publicada no site da DIVERGENTE, a investigação “Por ti, Portugal, eu juro!” conquistou sete prémios de jornalismo em Portugal e no estrangeiro e foi apresentada em várias sessões públicas, conferências e workshops. É hora de levar esta história do passado colonial português a um público mais alargado.
O argumento e realização deste filme estão a cargo de Sofia da Palma Rodrigues e Diogo Cardoso, os jornalistas da DIVERGENTE que assinaram a reportagem multimédia e se dedicaram a estudar o tema nos últimos sete anos.
Queremos que este documentário seja mostrado em cinemas, televisões, plataformas de streaming e escolas. Se, tal como nós, acreditas que esta história pode dar um filme, apoia a nossa campanha de crowdfunding.
O nome de todas as pessoas que contribuírem para este crowdfunding constará dos créditos do documentário.