“Pélago” é o argumento para uma curta-metragem de ficção que segue as tentativas da jovem Ema para eliminar as suas insónias. Com cerca de 10 minutos, este é um projeto académico da Escola Superior de Media Artes e Design.
“Pélago” é o argumento para uma curta-metragem académica de ficção que segue as tentativas da jovem Ema, de 21 anos, na eliminação de insónias. A personagem caracteriza-se pela sua paciência, sensatez e calma, que se opõe ao estado mental de confusão em que se encontra. Através da sua escrita num caderno, a personagem descreve no conforto do seu quarto, e por vezes com um tom humorístico, as suas tentativas para eliminar de vez estes episódios.
As suas insónias surgiram recentemente, e com o intuito de as fazer desaparecer, a jovem experimenta todas as soluções e remédios possíveis. Ema lê inicialmente um livro de autoajuda para o seu problema. Experimenta comprar vários chás, mas acaba por ficar enjoada. De seguida, tenta meditar, mas distrai-se facilmente com o seu telemóvel. Guarda igualmente todos os seus relógios em gavetas e armários, mas consegue ouvir os seus 'tic-tacs', que a impedem de adormecer. Experimenta também tomar um banho quente, de modo a relaxar, no entanto, sem efeito. Experimenta melatonina líquida. Vai também a uma consulta de psiquiatria, igualmente sem resultado. Engole, por fim, uns medicamentos para adormecer, sem efeito, o que a induz em choro.
Por fim, Ema escreve no seu diário a sua ideia de passear na praia para se acalmar. Nesse momento, ocorre um recapitular da realidade da sua situação, evidenciando o cenário negro em que se encontra. Contudo, uma situação inesperada ocorre, o que deixa Ema perplexa - o seu quarto fica inundado e os seus pés submersos por água. Enquanto caminha na água, repentinamente dá por si na praia.
Ema avista alguns elementos do seu quarto na areia e água da praia. Agitada e confusa com esta mudança, a personagem caminha sem rumo e desprovida de equilíbrio e noção sobre o que fazer.
Ema encontra-se no oceano, quase submersa, até uma onda súbita submergir a sua cara completamente.
Ema dá por si na sua cama, com o cabelo e cara molhada.
Sobre o promotor
Somos um grupo de alunos que está a desenvolver uma curta-metragem denominada "Pélago" como projeto final da licenciatura de Tecnologias de Comunicação Audiovisual na Escola Superior de Media Artes e Design.
Como todos os jovens artistas, experimentamos, testamos e nunca nos limitamos, no que toca ao saber e ao fazer. Porque a verdade é que a arte está em constante evolução, tal como a vida. E nós vamos mudando com ela.
É através da cinematografia que procuramos transmitir aquilo que, para nós, é o mais importante. E pode, ou não, ser momentâneo. Podemos tentar transmiti-lo a nossa vida toda, até. Ou podemos limita-nos a mostrar o que agora é o importante.
Somos focados, apaixonados e queremos sempre dar o nosso melhor, porque temos o trabalho mais fácil e, simultaneamente, mais difícil do mundo: levar a emoção em forma de arte às pessoas. E é isso que, com este projeto; esta história vamos tentar fazer. Vamos falhar em muita coisa, tal como também vamos acertar. Porque a arte é feita de erros e acertos. É o reflexo da vida. E nós tencionamos tirar bom proveito de ambas.

Departamento de Realização

Departamento de Produção

Departamento de Imagem

Departamento de Imagem

Departamento de Arte

Departamento de Som
Orçamento e Calendarização
O projeto “Pélago” terá um orçamento total estimado de 1500€, podendo as despesas ser divididas em cinco categorias. Do valor total, cerca de 30 % está reservado para a requisição de equipamentos para os departamentos de Imagem e de Som, assim como consumíveis. Cerca de 30% será dedicado a Direção de Arte, incluindo cenários, adereços e figurinos. Cerca de 20% cobrirá despesas de alimentação, quer da equipa, quer de atores e convidados imprescindíveis. Cerca de 10% servirá para os meios de transporte da equipa e do equipamento, bem como dos atores e possíveis convidados. Cerca de 5% chegará para pagar encargos gerais, como gasto de eletricidade e água. E, por fim, os restantes 5% cobrirão as diversas despesas de Produção.
Prevemos que as datas para as gravações sejam entre os dias 21 e 25 de abril (de sexta-feira a terça-feira). Os dias 15 (sábado), 16 (domingo) e 20 (quinta-feira) serão dedicados a transporte de equipamento e construção de cenários.