Documentário NORD VIVE

Documentário NORD VIVE

Documentário sobre Graffiti, em homenagem ao NORD (João Dias), jovem que faleceu em 2015 num acidente de comboio que colheu três vítimas mortais no Apeadeiro de Águas Santas.

  • 558

    angariado

    65% de 850€

    33 apoiantes

  • 40 dias

    para apoiar

    Registe-se para seguir esta campanha

  • Esta campanha iniciou-se em 03/09/2020 e só será financiada se angariar um mínimo de 850€ até 30/10/2020 - 18:00

Documentário sobre Graffiti, em homenagem ao NORD (João Dias), jovem que faleceu em 2015 num acidente de comboio que colheu três vítimas mortais no Apeadeiro de Águas Santas.

O Movimento Nord Vive, surgiu depois do acidente trágico que levou a vida de três jovens no dia 7 de Dezembro de 2015, dois espanhóis (Gomas e Molas) e um português (Nord). Este movimento trata-se de um movimento não organizado e sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo homenagear o NORD e manter vivo o seu espírito livre.

Após o falecimento do João, ao contrário do que se esperava, os amigos, conhecidos ou até mesmo outros artistas que nunca o chegaram a conhecer, continuaram a espalhar pelas paredes da cidade e não só, a assinatura do "writer" NORD em forma de homenagem.

Passado quase 5 anos, surge a necessidade de para além de o continuar a homenagear nas paredes, homenagear também com um documentário sobre a sua vida e sobre aquilo que ele mais gostava: Graffiti. Neste documentário vamos entrevistar algumas pessoas próximas do João, alguns writers e street artists conhecidos e vamos explicar o que é o graffiti como nunca explicaram em português.

-NORD VIVE-

Nord

Sobre o promotor

Renato Oliveira, também conhecido como RENZ, 23 anos, natural de Leça da Palmeira, é a cara por de trás da produção do documentário. O Renato estudava com o João na Escola Secundária João Gonçalves Zarco e foi lá que desenvolveram a sua amizade e se foram conhecendo melhor desde o skate ao graffiti.

Entrou no mundo do graffiti no final de 2013 a pintar em casas abandonadas e em 2014 rapidamente o João se juntou a ele após pedir ajuda para escolher uma assinatura:

J:"Eyez ou North?"
R:"North? E que tal NORD?"
J:"És grande, vou ver isso!"

Youtube
Instagram: @peakyrenz

Tomás Bandeira, 19 anos, natural de Leça da Palmeira, estudante de Film em Middlesex University (Londres), responsável pela realização e montagem do documentário.

Youtube
Instagram: @bandeira_media

Orçamento e Calendarização

Produção e Realização (inclui custos da gravação, edição do documentário e também das deslocações): 550
Esta primeira parte do projeto já arrancou no inicio de Agosto, sendo que grande parte das entrevistas já foram filmadas.

Mural Colectivo (inclui todos os custos de material de pintura para a realização de um mural em homenagem ao Nord com artistas convidados): 300
A segunda parte do projeto só poderá arrancar assim que tivermos os apoios financeiros necessários para poder realizar um mural dedicado ao Nord numa parede legal no concelho de Matosinhos, sendo que está agendado para o mês de Outubro.

Seg, 21/09/2020 - 10:22

Dom, 06/09/2020 - 18:49

50% alcançado

A campanha reuniu metade do objectivo. O copo está agora mais cheio do que vazio ;)

Qui, 03/09/2020 - 21:27

Primeiros cinco apoiantes

Reunimos os primeiros cinco apoiantes. Força!

Lançamento da campanha

03/09/2020

33 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 29
    novos apoiantes

  • 4
    apoiantes recorrentes

  • 2
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade