Criação da Câmara dos Técnicos de Segurança no Trabalho.
Actualmente, não se sabe, ao certo, quantos TST e TSST existem em Portugal, com o CAP ou TP. Serão uns milhares, muitos no activo, mas muitos também que efectuaram os cursos e não utilizaram mais o conhecimento na prática laboral.
É uma profissão, com duas vertentes, completamente entregue ao vento, pois a entidade que, supostamente, efectua a regulação da profissão (Autoridade para as Condições do Trabalho) não tem meios para o fazer.
Isto tem levado a que a profissão seja menosprezada por uma grande parte dos empregadores e a que a autonomia técnica dos TST e TSST seja difícil de implementar, pois facilmente se encontra no mercado laboral TST e TSST formados em acções completamente "online", sem qualquer experiência prática, mas que, para efeitos de cumprimento legal vão servindo para os empregadores menos escrupulosos garantirem os inspectores da ACT fora das suas portas...
No fim, quem acaba prejudicado são:
- Os próprios empregadores, que ficam mal servidos, com o trabalho mal feito ou mesmo por fazer...
- Os bons profissionais TST e TSST, que vêm os seus ordendados sucessivamente a baixar porque aparece sempre alguém no mercado, com menos ética e deontologia profissional, a fazer mal ou a não fazer o que, profissionalmente, tem de fazer...
Impõe-se, pois, regular efectivamente a profissão de TST e TSST, por uma entidade que o assuma na íntegra e tenha os meios para tal efeito. Uma Ordem está fora de questão, pois devem ser incluídos os TST e não somente os TSST. A solução é, pois, a criação de uma Câmara.
Para tal, entre os requisitos legais, é necessário um estudo efectuado por uma entidade credível (Centro de Investigação, preferencialmente), bem como algumas acções mais, nomeadamente os documentos a apresentar junto com o estudo (Estatutos e proposta de diploma legal)as reuniões com os grupos parlamentares dos partidos, para além de outras, despesas estas que importam num total de cerca de 15.000 euros.
O grupo de voluntários, que honrosa e orgulhosamente tenho vindo a coordenar, tem efectuado algumas acções, no sentido de congregar os contributos das associações de TST/TSST existentes em Portugal, bem como todos os outros contributos que cada um dos TST ou TSST, individualmente, tem entendido por bem proporcionar.
Todavia, este grupo de criação da Câmara dos Técnicos de Segurança no Trabalho (CTST) não tem meios financeiros para poder efectuar o pagamento do estudo e demais despesas, passo necessário a seguir para se poder continuar a trabalhar para a criação da CTST.
Solicita-se, pois, o contributo individual de todos e de cada um dos TST e TSST que pretendam ver a sua profissão regulada, com todos os benefícios profissionais e pessoais que daí advêm!
Em nome do grupo de trabalho de criação da CTST, agradeço antecipadamente todos os contributos!
Miguel Corticeiro Neves
TSST
Miguel Corticeiro Neves (TSST)
Agradecimento e ponto de situação
Caros apoiantes da campanha para angariação de fundos:
Terminou com sucesso, como é do vosso conhecimento, a campanha e angariação de fundos para pagamento do estudo justificativo e de outros documentos necessários para darmos continuidade ao processo de criação da futura Câmara dos Técnicos e Técnicos Superiores de Segurança no Trabalho.
Desde então (meados de Novembro) até ao momento, estivemos a aguardar que fosse possível a criação de uma entidade provisória (apenas em vigor até à criação da CTTSST), para podermos emitir os recibos relativos aos vossos donativos, razão pela qual este processo administrativo ainda não está concluído.A referida entidade, à qual foi dado o nome de Núcleo Pró-Câmara dos Técnicos e Técnicos Superiores de Segurança no trabalho (NPCTTSST), já está, finalmente, constituída desde o passado dia 21 de Dezembro, primeira data disponível no RNPC para o podermos fazer.Assim, dentro de muito pouco tempo daremos início à emissão dos recibos e enviá-los-emos por esta via.Apresentamos as nossas desculpas pela demora, motivada pelo descrito.Agradecemos os vossos donativos, foram imprescindíveis para que pudéssemos dar continuidade a este processo. Obrigado pela vossa generosidade e pelo vosso envolvimento positivo nesta iniciativa!
Deixamos a sugestão para que efectueis a inscrição na lista de TST/TSST que estamos a construir e para que visiteis as páginas do NPCTTSST.Aproveito para vos desejar, em meu nome pessoal e em nome dos elementos do NPCTTSST, continuação de Boas Festas um excelente ano de 2021, em tudo melhor que este (não é difícil, só tem de ser mesmo melhor!!!).
Com os melhores cumprimentos,
Miguel Corticeiro Neves
Inscrições para receber informação: https://bit.ly/Lista_TST_TSST
Canal da CTTSST: https://bit.ly/CTTSST_canal
Página do Linkedin daCTTSST: http://bit.ly/Linkedin_CTTSST
Página do FB daCTTSST: https://www.facebook.com/CamaraTecnicosSeguranca
Site da CTTSST: https://cts74.webnode.pt/
Instagram da CTTSST: https://www.instagram.com/camarattsst/
Canal no TELEGRAM daCTTSST: https://t.me/cttsst
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Miguel Corticeiro Neves (TSST)
A poucas horas do final da campanha
Caros apoiantes da campanha para a criação da CTTSST:
Estamos a poucas horas do final da campanha.
Graças aos vossos donativos, faltam apenas 11% para atingirmos os objectivos, pelo que solicito o favor de ser divulgada a campanha pelos vossos contactos que possam, eventualmente, poder contribuir e ajudar a atingir o objectivo.
Já não há muito tempo, mas acredito fortemente que, em conjunto, vamos conseguir!
Obrigado, mais uma vez, pelo vosso contributo, foi e será fundamental!
Dar-lhe-emos o devido destino, nomeadamente para pagamento do estudo justificativo e demais documentos e acções necessários no processo de criação da CTTSST.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel Corticeiro Neves
TSST
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Miguel Corticeiro Neves (TSST)
Contributos para a CTTSST
Caros apoiantes da criação da CTTSST:
Estamos a 15 dias do final da campanha, por esta via, à criação da CTTSST.
Agradeço a todos vós o contributo dado, é extremamente importante para podermos pagar o estudo justificativo da criação da CTTSST, que tem de ser elaborado por um Centro de Investigação, neste caso o SOCIUS.
Todavia, há uma situação para a qual solicito a vossa atenção e que passo a descrever.
Alguns de vós haveis seleccionado a condição de não apoio incondicional, o que faz com que, se não for atingido o objectivo, o dinheiro seja devolvido a todos os que contribuíram nestas condições. Assim, e porque o montante até agora angariado já é substancial, e imaginando que não atinjamos o objectivo, mas que poderemos ficar muito perto (creio firmemente que atingiremos!!!), solicito o favor de cada um de vós que seleccionou apoiar não incondicionalmente o favor de reconsiderar. São cerca de 1.700 euros, os quais poderão fazer a diferença e fazer com que não consigamos o montante para efectuar o pagamento do estudo, passo sem o qual não avançaremos...
A CTTSST precisa de ser criada, todos temos consciência disso.
Estou grato a todos vós. Agradeço, não apenas em meu nome, mas em nome de todos os que estamos a trabalhar para que a CTTSST possa vir a ser uma realidade.
Obrigado!
Miguel Corticeiro Neves
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Mélissa Patrício
Boa inicitiva
Boa inicitiva
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Miguel Corticeiro Neves (TSST)Mélissa Patrício
Obrigado, Mélissa.
Obrigado, Mélissa.
Vamos conseguir!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Miguel Corticeiro Neves (TSST)
Caros apoiantes da Campanha
Caros apoiantes da Campanha para a criação da CTTSST:
Estamos praticamente a 10% do valor a atingir e os vossos contributos foram fundamentais para que este patamar esteja atingido. Mas precisamos de mais...
Em termos de percurso, estamos a 25%, o que significa que teremos de efectuar um trabalho de divulgação ainda mais incisivo e apelativo, de forma a atingirmos os 100% do valor a que nos propusemos.
Agradeço muito o vosso apoio e ouso solicitar-vos a colaboração no sentido de divulgardes a campanha pelos vossos conhecidos.
Todos somos poucos, mas juntos somos mais fortes!
A CTTSST precisa de todos nós, sem excepção!
Muito obrigado.
Miguel Corticeiro Neves
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Miguel Corticeiro Neves (TSST)
Caros apoiantes desta
Caros apoiantes desta campanha:
A criação da CTTSST será benéfica para todos os TST e TSST, como facilmente se entende! Mas há um caminho a percorrer e esse caminho foi iniciado e já teve a vossa contribuição activa e efectiva! Obrigado por isso!!!
Para os que seleccionaram a opção com recompensas, individualmente tratarei com cada um a forma de ter acesso às mesmas. Se a opção for o livro, será entregue de forma a combinar individualmente. Se a opção foi uma inscrição no 10º VDS, a seu tempo irei solicitar para que se inscrevam.
Muito obrigado pelos vossos contributos e perdoem-me a ousadia de vos solicitar que divulguem a campanha e levem outras pessoas a dar o mesmo passo que vos destes!
Obrigado!
Miguel Corticeiro Neves
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários