Ajuda-nos a levar a nossa experiência à estratosfera. Somos um grupo de estudantes universitários e queremos levar um detetor de radiação gama num balão estratosférico.
Nós somos um grupo de estudantes da Universidade de Coimbra, de diversas áreas de estudo. Estamos atualmente a participar no programa BEXUS, resultado de uma parceria da SNSA (Agência Espacial Nacional Sueca) e da DLR (Centro Aeroespacial Alemão).
O nosso projeto consiste num detetor de radiação na ordem do comprimento de onda gama que irá voar num balão estratosférico. Com os nossos dados esperamos melhorar futuras experiências internacionais e entender melhor os corpos massivos celestes que emitem esta radiação.
O projeto é feito por nós, alunos, na sua totalidade. Desde o conceito de design, eletrónica, simulações, divulgação e análise.
No entanto precisamos de fundos para comprar os materiais necessários para a construção da eletrónica e isolamento da experiência.
Ajuda-nos a levar a nossa experiência ao céu e a entender um pouco mais o que as nossas estrelas nos contam.
O voo será entre 9 e 19 de Outubro deste ano em Kiruna, na Suécia.
Mais informações no nosso website: http://sac-aac.pt/projetos/stratospolca/
Sobre o promotor
O grupo consiste em vinte e um alunos, de idades entre os dezanove e vinte sete anos, de todo o país, e estudantes da Universidade de Coimbra dos cursos de Física, Engenharia Física, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Medicina.
Estamos divididos em sete grupos de trabalho: Liderança, Ciência, Hardware e Design, Software, Divulgação, Documentação, Simulação e Testes.
Inicialmente, a equipa do projeto era composta por oito alunos pertecentes à Secção de Astronomia, Astrofísica e Astronáutica da Associação Académica de Coimbra (SAC), mas ao longo das etapas aderiram mais elementos.
Orçamento e Calendarização
Calendarização:
A nossa experiência foi selecionada em Dezembro de 2019. Em Fevereiro deste ano passamos o Preliminary Design Review. A 15 de Maio apresentámos o Critical Design Review, e a 20 de julho apresentaremos o Integration Progress Review. Isto significa que a nossa experiência já está definida e atualmente estamos a montar e testar a experiência, no entanto ainda nos falta material. Depois em Agosto/Setembro iremos apresentar o Experiment Acceptance Review, se formos aceites nesta fase iremos lançar a experiência em Outubro. Em Janeiro apresentaremos a análise dos dados obtidos.
Orçamento:
Os 3500€ angariados serão utilizados para compra de material necessário à experiência (equipamentos de suporte e componentes de montagem) e para o transporte da mesma e da equipa de lançamento ao local de lançamento.
Galeria de Imagens