Uivo - Documentário sobre António Sérgio

Uivo - Documentário sobre António Sérgio

"Uivo" é um documentário sobre o radialista António Sérgio.

  • 3893

    angariado

    130% de 3 000€

    117 apoiantes

  • 03/03/2014

    Terminado a

  • Financiado

    Esta campanha foi totalmente financiada

"Uivo" é um documentário sobre o radialista António Sérgio.

A realizar entre Março e Junho de 2014, "Uivo" é um documentário sobre o radialista António Sérgio.

Figura de proa da música alternativa em Portugal, António Sérgio nasceu em Benguela no ano de 1950 e desde cedo seguiu as pisadas do pai no universo radiofónico.

Cruzou a Rádio Renascença, Comercial, XFM e Radar, apresentando programas obrigatórios para as gerações atentas como “Som da Frente” (1982-1993), “Lança-Chamas” (1983-1990) ou “A Hora do Lobo” (1997-2007), onde brindava os ouvintes com as novidades sonoras, desde o pop ao punk, passando pela world music e folk. Muitos dos seus seguidores preferiam que a sua última compra fosse estreada nos programas de António Sérgio, e não na aparelhagem da própria casa.

Mas nem só de rádio circundava a vida de António Sérgio. Redigia para a “Música & Som”, “Rock em Portugal”, “Blitz”, etc. e trabalhou no mundo da edição, destacando-se o polémico disco pirata “Punk Rock ‘77”, e o primeiro single dos Xutos & Pontapés, pela sua editora Rotação.

António Sérgio faleceu imprevisivelmente no último dia de Outubro de 2009.

Em “Uivo”, Eduardo Morais (Meio Metro de Pedra/Música em Pó) fará um retrato deste divulgador prestando lhe a mais que merecida homenagem.

Com edição física a ser lançada no final Outubro, este documentário necessita de um apoio para cobrir todas despesas de produção e pós-produção entre os meses de Março e Junho. Dezenas de músicos, radialistas, jornalistas, editores e amigos do António Sérgio serão entrevistados para este trabalho, sendo esta a maior fatia nas despesas de produção, juntamente com os honorários de pós-produção e auxilio nas várias animações de ilustradores nacional que este filme terá.

Sobre o promotor

Licenciado em Som e Imagem, Eduardo Morais estreou-se nas lides documentais em 2010 com “Meio Metro de Pedra”, um documentário totalmente independente sobre a história da contracultura do rock’n’roll nacional, desde os anos 50 até aos nossos dias. Filme esse com mais de cinquenta exibições por todo o país, e participação em alguns festivais de música no país vizinho.

Trabalhando sempre a título totalmente individual e independente na vertente de documentários sobre música, realizou desde então "All in Black and Film", sobre os The Poppers e tem agora entre mãos "Música em Pó", documentário sobre doze colecionadores de vinyl com continuidade de interpretes a partir de Março.

Eduardo Morais foi também convidado a realizar um trabalho sobre a sociologia do punk em Portugal para ser apresentado no término da investigação da FLUP "Keep It Simple, Make It Fast!", em 2015.

Orçamento e Calendarização

No dia 14 de Janeiro, o radialista António Sérgio celebraria 64 anos de idade. Pretendia que a campanha fosse colocada online no dia 13, pois no próprio dia 14 será lançada na Antena 3 e na Radar uma apresentação oficial do documentário “Uivo” por mim e pela viúva do António Sérgio, Ana Cristina Ferrão. Nessas entrevistas, apelaremos também à contribuição das pessoas. A mesma campanha estaria no ar até à noite de 2 de Março (Domingo), sendo 3000 euros o objectivo pretendido. Visto que este documentário já tem edição física planeada pela editora Raging Planet para 31 de Outubro de 2014 (data da morte de António Sérgio), o mesmo tem de estar pronto em Junho/Julho para dar a margem de manobra à edição física do filme, cujo fabrico ficará a cargo da própria editora. O montante desejado servirá para cobrir todas as despesas de produção com este documentário entre Março e Julho. Conto com um total de 28 entrevistados por todo o país, desde personalidades da rádio (Nuno Calado, Luís Filipe Barros, etc), jornalistas (Miguel Esteves Cardoso, Nuno Galopim, etc) a músicos (Zé Pedro, Vitor Rua, Fernando Ribeiro, etc), tal como amigos e família. Pretendo ter sempre um segundo câmara comigo para dar mais dinâmica ao projecto, o que perfaz um total que ultrapassa o milhar em deslocações e alimentação/estadia. Pretendo também convidar vários ilustradores conhecidos para prestarem homenagem a António Sérgio através de ilustração, o que acrescenta mais despesas de deslocação. O cuidado minucioso com a iluminação acrescentará a forte possibilidade de aluguer de material de luz. Os honorários de edição e de pós-produção para todos os ajudantes/assistentes estão também incluídos no montante. Comparando com a campanha bem sucedida que tive com o “Música em Pó”, acredito que esta possa ser uma segunda victoria. Costumo pensar que será este documentário que me dará o “salto na carreira”, pois estou a calçar uns sapatos maiores do que o meu pé, mas aprecio o desafio. Ainda por cima ao ter já a oportunidade de edição física garantida, faz com que o método de crowdfunding seja o único que possa tornar este documentário possível.

Ter, 28/01/2025 - 13:12

Seg, 03/03/2014 - 18:09

Pagamento concluído

Os fundos angariados foram transferidos para o promotor

03/03/2014

Campanha terminou

Os fundos foram totalmente angariados com sucesso

Lançamento da campanha

13/01/2014

Junta-te a nós para poderes participar nesta campanha. Criar conta

  • Nuno Belo

    Doc Uivo António Sérgio

    "Nasci", cresci e vivo com a Música da Frente do Som da Voz do grande António Sérgio. É mais do que merecida esta homenagem em forma de documentário. Obrigado! Nuno Belo.

    Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários

117 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 68
    novos apoiantes

  • 49
    apoiantes recorrentes

  • 0
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade