Headhuntr é uma app com um conjunto de jogos que permitem traçar um perfil do utilizador que depois poderá corresponder ao perfil idealizado por uma empresa numa oferta de emprego.
Como surgiu a ideia?
A ideia para a Headhuntr surgiu 15 minutos antes de uma apresentação para uma cadeira de Espanhol, na qual um grupo de 3 alunos teriam de falar de uma ideia de negócio na qual tinham trabalhado. Uma ideia mal trabalhada e que iria cair no esquecimento, acabou por receber feedback positivo por parte de um professor de estratégia que assistia à aula, que nos incentivou a desenvolver a ideia (caso contrário seria ele a fazê-lo) e cujo apoio culminou na presença do grupo no evento de empreendedorismo BET24.
Contexto da ideia
Atualmente, nunca tantas empresas investiram tanto em processos de recrutamento. A necessidade de encontrar a pessoa certa para o lugar certo faz com que as empresas estejam a gastar milhões de euros anualmente para diminuirem ao máximo o risco de "erros de casting". Contudo, existem diversos fatores que tornam estes processos complexos:
- Currículos de candidatos cada vez mais similares ao nível de performance académica e experiências extra-curriculares
- A prioridade que muita vezes ainda é dada à performance académica, apesar da maior relevância das soft skills
- Muitas empresas - grandes ou PMEs - terem dificuldade em sequer ter acesso a uma base talentosa de candidatos para ocupar as posições que têm disponíveis.
- A necessidade de uma estratégia mais inovadora de interação e comunicação de ofertas de emprego com a geração tecnológica de Millennials.
A Headhuntr
A Headhuntr seria uma solução para responder a muitos destes desafios. Uma app que reuniria um conjunto de jogos através dos quais seria possível traçar um perfil psicométrico do utilizador e fazer um "matching" do mesmo com o perfil desejado por uma empresa para uma determinada posição. A informação dos utilizadores seria privada e apenas visível para possíveis empregados caso autorização dada pelo utilizador que seria intermediada pela gestão da plataforma. Assim, seria um canal complementar nos processos de recrutamento que permitiria aumentar a eficiência dos mesmos sem custos marginais significativos para as empresas.