Pretendemos abrir uma turma de Português para Imigrantes, pois o conhecimento da língua do país de acolhimento é essencial à sua integração como cidadãos de pleno direito.
“A aprendizagem da língua do país de acolhimento é um requisito fundamental no processo de integração. Quando falam a língua, os imigrantes, podem mais facilmente integrar-se no mercado de trabalho, no sistema escolar ou, de uma forma geral, participar na sociedade que os acolhe.”
in “Monitorizar a integração de imigrantes em Portugal: relatório estatístico decenal” / coord. Catarina Reis Oliveira, Natália Gomes. – (Imigração em Números; 1)
O conhecimento da língua do país de acolhimento é essencial à plena integração dos imigrantes, pois o domínio desse idioma desempenha um papel determinante para a sua capacitação enquanto cidadãos de pleno direito e também na relação com a sua cultura e com as que os rodeiam.
Na Mouraria, o bairro mais multicultural de Lisboa, co-habitam 50 nacionalidades diferentes, com culturas e estilos de vida dispares mas muito ligadas pelo comércio e negócios locais. Sendo a maioria dos imigrantes sediados no bairro da Mouraria de contextos socio-económicos desfavorecidos, é fundamental haver uma oferta formativa de língua portuguesa constante.
Foi o reconhecimento da importância do ensino da língua como veículo de aprendizagem de culturas, de cidadania e instrumento facilitador da integração que motivou a Associação Renovar a Mouraria a realizar, desde 2013, cursos de Português que já chegaram a 313 imigrantes.
Para este ano precisamos da ajuda de todos para conseguirmos criar uma turma de 20 alunos!
Objectivos:
- Reunir 20 alunos;
- Oferecer formação de 150h, durante 3 meses
- Promover um diálogo aberto para o desenvolvimento de uma maior consciência social e humana.