Proporcionar literacia em saúde aos estudantes portugueses do 2 º ciclo ao ensino secundário através da criação de uma plataforma online para guiar sessões interactivas com ajuda de professores.
O problema:
Em Portugal a literacia em saúde é problemática ou inadequada em mais de 60% da população.
Vídeo Explicativo da Literacia em Saúde (Health Literacy Europe-contexto e importância: https://www.youtube.com/watch?v=fzMA9TlPJUk
As consequências do baixo nível de literacia em saúde são devastadoras na qualidade de vida. As decisões tomadas em termos de saúde são deficientes, os hábitos de vida muitas vezes prejudiciais e a capacidade de lidar com problemas de saúde e de os resolver é insuficiente. No caso dos jovens isto influenciará todo o seu percurso de vida, os riscos tomados, os seus hábitos (saudáveis ou não), o rendimento escolar e a longo prazo, a produtividade e o futuro nível socioeconómico. Para a sociedade para além da produtividade perdida (anos de vida perdidos e anos vividos com doença ou incapacidade) os custos aumentam de forma insustentável.
Com o projecto SABER SAÙDE pretendemos:
Criar uma plataforma online que guie professores e alunos através de sessões interactivas de aprendizagem e discussão com jogos, vídeos de sensibilização para vários temas, desafios, conceitos chave, noção de impacto e avaliação crítica de qualidade de fontes de informação.
As sessões serão focadas nas áreas com mais impacto na sociedade e na qualidade de vida (Saúde mental - piloto, Abuso de substâncias, Alimentação exercício e sedentarismo, sexualidade) que comprovadamente têm impacto na capacitação dos jovens para responder aos desafios de uma sociedade cada vez mais complexa e com vários perigos de uma forma saudável. As sessões serão estruturadas de acordo com modelos aprovados por organizações nacionais e internacionais de modo abrangente e cativante e de acordo com a opinião de especialistas e será avaliado o seu impacto através de inquéritos aos alunos e professores. Com o passar do tempo assistiremos a uma mudança na realidade de saúde do país ao nível de hábitos e comportamentos de risco, resiliência e doenças relacionadas com os temas abordados.
A Organização Mundial de Saúde,a Health Literacy Europe, até o Governo Português e o Plano Nacional de Saúde Português apoiam este tipo de intervenções nas escolas. No entanto não são disponibilizadas ferramentas adequadas para a sua aplicação em larga escala.
O nosso projecto vem trazer uma ferramenta que consideramos essencial para que muitos mais jovens aumentem o seu nível de literacia em saúde já que as organizações de voluntários nunca poderão abranger a população de forma adequada terem recursos limitados. Os professores poderão assim dinamizar a sessão, já orientada e estruturada em termos de conteúdo e actividades sem serem responsáveis pelo seu conteúdo e organização e sem lhes ser exigido uma grande carga de trabalho podendo até utilizá-la para apoio da disciplina de Cidadania caso exista ou para facilitar a sua implementação.