MICAR - Mostra Internacional de Cinema Anti Racista decorrerá pela primeira em Portugal entre os dias 17 a 19 de outubro de 2014 no pequeno auditório do Teatro Rivoli.
MICAR - Mostra Internacional de Cinema Anti Racista é a primeira mostra de cinema do género em Portugal, com uma parte especial dedicada ao futebol e ao seu papel na luta contra o racismo.
Decorrerá entre os dias 17 a 19 de outubro de 2014 no pequeno auditório do Teatro Rivoli, no Porto.
Durante os três dias do evento serão exibidas obras cinematográficas que focam a temática do racismo, da imigração e das minorias étnicas, com especial destaque nesta edição para a discriminação racial no futebol; cada sessão será completada ainda com um debate sobre o tema abordado, para o qual contaremos com alguns convidados especiais.
O evento é promovido pelo SOS Racismo com a parceria da FARE Network e o apoio da Câmara Municipal do Porto. Igualmente, contará com os contributos do Observatório dos Direitos Humanos na promoção do evento e na organização dos debates; a organização italiana Stella Rossa que funciona sob o lema "Outro futebol é possível" e que irão partilhar as suas boas práticas com os jovens e as comunidades imigrantes; e os jovens do Projeto "Catapulta" na construção de diversos materiais.
Para cada filme vai ser produzido um kit educativo/informativo para promover o debate sobre o tema abordado.
Paralelamente à Mostra de Cinema, pretendemos ainda efetuar exposições e dinamizar vários debates nas escolas da cidade do Porto, contando com a experiência e trabalho já desenvolvido pelo nosso Projeto "Catapulta".
Todos os filmes e eventos terão entrada gratuita.
O Porto tem tradição de festivais de cinema de qualidade. Gostaríamos de participar neste movimento e juntar o melhor dos diversos públicos para debater a questão do racismo na sociedade e promover o acesso dos cidadãos e cidadãs aos espaços culturais da cidade.
Divulgação 2
Sobre o promotor
O SOS RACISMO existe desde 1990 e propõe uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural onde todos, nacionais e estrangeiros independentemente do tom de pele, origem étnica ou credo, possam usufruir dos mesmos direitos de cidadania. Constituímos uma associação sem fins lucrativos, tendo-nos sido atribuído o estatuto de utilidade pública em 1996.
Por isso, privilegiamos as seguintes áreas de intervenção:
Na área da educação participamos em projetos educativos relativos à problemática do racismo e da xenofobia promovendo a interculturalidade, nomeadamente através de formações, workshops e debates em Escolas, junto dos alunos e dos professores.
O apoio a vitimas de racismo foi adquirindo ao longo dos anos enorme importância na associação, dada a necessidade manifestada pelas comunidades imigrantes e minorias étnicas que a nós recorrem. Qualquer pessoa pode contactar-nos telefonicamente, ou então através de carta ou e-mail, pedindo informações, ou informando-nos, por exemplo, de situações de racismo de que tenham conhecimento.
Tomamos posições públicas sobre todos os atos racistas de que temos conhecimento e apresentamos medidas concretas para o combate ao racismo e para a inclusão socio-económica das minorias étnicas em Portugal.
A participação em debates, colóquios, campanhas de informação e esclarecimento é também uma das formas de atuação que privilegiamos na construção da sociedade que defendemos.
Organização do MICAR - Mostra Internacional de Cinema Anti Racista
Giancarlo Pace - Astrónomo, ativista do SOS Racismo
Hugo Monteiro - Professor universitário, ativista SOS Racismo
Inês Carvalho - Coordenadora do Projeto Catapulta, ativista do SOS Racismo
Inês Duarte - Professora 1º ciclo, ativista do SOS Racismo
Joana Santos - Monitora do Centro de Inclusão Digital do Projeto Catapulta, ativista do SOS Racismo
Jorge Paiva - Educador Social, ativista do SOS Racismo
Mário Teixeira - Designer
Marta Pereira - Designer, ativista do SOS Racismo
Nuno Silva - Jurista, ativista do SOS Racismo
Sara Neves - Médica, ativista do SOS Racismo
alessandro
Infelizmente tive que dar sò
Infelizmente tive que dar sò 9 porque na carta sò tinha 10 e 50 :P
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários