CD "Muralha" - Tun'Obebes (Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho)
PPL Causas

CD "Muralha" - Tun'Obebes (Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho)

De tijolo a tijolo, a Tun’Obebes ergueu a Muralha onde a sua história se fez canção.

De tijolo a tijolo, a Tun’Obebes ergueu a Muralha onde a sua história se fez canção.

Depois de mais de três décadas a cantar, rir e partilhar momentos únicos, a Tun’Obebes decidiu eternizar parte da sua história no seu primeiro disco: Muralha.

Este álbum reúne temas originais e arranjos que acompanharam o percurso da tuna. Tal como a muralha que envolve Guimarães, também a Tun’Obebes ergue, tijolo a tijolo, uma história feita de união, amizade e força que as une desde 1992.

Este projeto é uma homenagem a Guimarães, cidade que acolheu a Tun’Obebes e inspirou o seu percurso. Mais do que um álbum, é uma homenagem sentida a todas as tunantes que fizeram parte desta família e a quem continua, dia após dia, a mantê-la viva.

O vosso apoio é essencial para tornar este sonho realidade e para que a música possa ecoar ainda mais alto, levando a essência da Tun’Obebes além das muralhas de Guimarães.

Sobre o promotor

No mês de dezembro de 1992, um grupo de amigas decidiu enaltecer o amor pela música e pela academia minhota, e fundar a primeira Tuna Feminina e de Engenharia da Universidade do Minho.

Foi no C.A.R – Círculo de Arte e Recreio, o antigo Ritmo Louco, que este grupo de estudantes foi acolhido para tornar uma ambição em realidade. Foi assim, em Guimarães, que surgiu uma família que já dura há mais de três décadas, a Tun’Obebes – Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho. O C.A.R. é, ainda hoje, uma casa para este grupo de estudantes minhotas, e ficará sempre marcado como a primeira sala de ensaios. Depois de muito ensaiar nesta casa, a Tun’Obebes estreia-se em palco, em abril de 1993, no emblemático Teatro Jordão.

De modo a celebrar a música, as amizades e as tradições, reunindo as suas gerações, a Tun’Obebes realiza anualmente o festival de tunas femininas, o Serenatas ao Berço. Este evento ocorre em Guimarães, cidade da qual esta tuna tanto se orgulha! É na cidade berço que carinhosamente acolhe tunas de todo o país e, pela primeira vez em 2024, uma tuna do Peru, tornando-se então, o Serenatas ao Berço, num Festival Internacional de Tunas.

Ao longo destes anos as tradições foram passando de geração em geração, contando já com mais de 100 membros que veem na Tun’Obebes uma segunda família e uma casa na qual serão sempre bem-vindas.

Orçamento e Calendarização

O apoio fornecido pelas instituições e entidades parceiras é essencial. No entanto, não é suficiente para transformar este sonho em realidade.

O montante angariado através deste crowdfunding representa cerca de 34% do custo total de produção do álbum

O custo total é 6000€, conforme é possível justificar na tabela abaixo:

Design 6,5%
Produção 49%
Licenças 13%
Gravação 31,5%
TOTAL 6000€

 

Prazo de lançamento: 13 de dezembro

Sex, 05/12/2025 - 06:48

Ter, 02/12/2025 - 12:21

Já somos 20

Já chegámos aos primeiros 20 apoiantes. Vamos continuar!

Qua, 19/11/2025 - 11:05

Primeiros cinco apoiantes

Reunimos os primeiros cinco apoiantes. Força!

Lançamento da campanha

14/11/2025

23 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 15
    novos apoiantes

  • 8
    apoiantes recorrentes

  • 1
    apoiante anónimo

Conhece quem está a tornar este sonho realidade