Um "Laboratório" onde vamos fabricar e distribuir Baús do Brincar (cheios de Blocos criativos e outros ativadores de brincadeiras); e desenhar e construir Kits para desenvolver projetos criativos, para crianças do 1º ciclo do ensino básico
De onde surge a criatividade? Como aprendemos a trabalhar em equipa? Quando e como começamos a acreditar que conseguimos fazer? Como quase tudo na vida, começa de pequenino: nas oportunidades que nos concedem de experimentar o Mundo e no retorno que temos das pessoas que passam por nós.
Desde 2017 que promovemos ativamente este percurso em escolas públicas do 1º ciclo, em Leiria: cultivando a imaginação fértil das crianças; encaminhando-as na descoberta de soluções, que, no meio da brincadeira geram objetos, obras e ações que trazem para a vida real as ideias que apenas existiam nas suas mentes.
Em 2018 introduzimos os “blocos criativos” (blocos de madeira simples que distribuímos nas aulas com um enunciado básico: “O que é que precisas de criar?”). A partir daí, a “metodologia de projeto” ganhou asas. Nalgumas aulas as crianças são convidadas a criar, a partir das suas ideias e os recursos existentes. Boa ideia… não é?
O problema está justamente nos recursos e no tempo para prepararmos a base de materiais para estes projetos. Por um lado, os “blocos criativos” são escassos, em quantidade e, de certa forma, em qualidade, pois servem sobretudo os projetos mais simples, de iniciação das dinâmicas. Por outro, o pensamento e a criatividade das crianças evolui, cruzam-se ideias, as necessidades transformam-se e a vontade de criar multiplica-se; e surgem projetos mais complexos! Ora, estes exigem pensar, desenhar e preparar materiais por parte dos adultos, trabalho que é impossível financiar no atual estado de organização da escola pública.
Por isso é agora tempo de:
- alargar a metodologia e distribuir materiais a todas as escolas onde trabalhamos;
- estudar e testar com as crianças a criação de kits pré-fabricados para disponibilizar a alunos futuros e para outras escolas;
- disseminar a metodologia a todas as escolas públicas que a queiram incorporar - através da formação online e disseminação dos kits criados.
Objetivos da Campanha:
- Equipar a Oficina com as ferramentas necessárias para trabalhar eficazmente a madeira.
- Assegurar os materiais necessários para fabricar 6 Baús do Brincar completos.
- Assegurar os materiais necessários para fabricar kits de projetos para as 26 turmas com que trabalhamos, durante um ano (ver cronograma) - 52 projetos.
- Estudar, desenvolver e selecionar, com as crianças, kits estandardizados de materiais (madeira e acessórios) que sejam replicáveis em outras instituições educativas (escolas, ATL, …) ou até em contexto de família.
- Disseminar a nossa prática “Metodologia de projeto”: a) para as crianças - passar-lhes uma metodologia concreta para a resolução de problemas, com uma base de ferramentas para despertar a criatividade; b) para professores - disseminar a metodologia, através de formação, para que a possam fazer chegar a cada vez mais crianças.
Impacto:
- Os Baús do Brincar e a metodologia (kits de projeto) vão chegar a cerca de 500 crianças no primeiro ano de intervenção e a mais 400 crianças nos 5 anos seguintes.
- Numa primeira fase capacitaremos 8 professores internamente; numa segunda fase publicaremos a formação em modelo online abrindo-a para qualquer escola pública interessada, esperando alcançar 30 professores num espaço de 2 anos
Princípios
- Empoderamento das crianças - ajudá-las a encontrar a sua energia criativa; desenhar os produtos com e para as crianças, respondendo às suas necessidades e com uma utilidade identificada na sua vida, em cada comunidade escolar.
- Desenho de processos tendo como ponto de partida a sustentabilidade ambiental do(s) objeto(s) criado(s) - desenho de produtos que possam ser desmantelados se gurando necessário (reaproveitamento de materias); seleção de materiais em fim de vida, ou novos duradouros; incorporação de uma componente de formação para a sustentabilidade junto das crianças.
- Disseminação de boas práticas - parte dos projetos converter-se-ão em kits que poderão ser replicados pela comunidade escolar; a metodologia será codificado e disseminada para que outros professores, noutras comunidades educativas possam concretizá-la.
Ludotempo - Associação de Promoção do Brincar
Obrigado!!!
A campanha não atingiu o seu objetivo financeiro, mas terminamos esta fase com cada vez mais certezas de que este é o caminho a seguir. Obrigado a todos os que apoiaram!
Agora, porque as crianças estão à nossa espera e porque sabemos que temos um valor acrescentado para lhes entregar, seguimos em www.facebook.com/pimpumplay com mais iniciativas para chegarmos ao nosso objetivo! Vêmo-nos por lá! Saudações brincadoras
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Ludotempo - Associação de Promoção do Brincar
"Metodologia de projeto" - ora expliquem-me lá isso!!!
No vídeo promocional e na descrição da campanha falamos-te da "Metodologia de Projeto", mas agora queremos explicar-te o que é e porque é que acreditamos tanto no seu potencial de ação nas escolas, na criação de oportunidades de aprendizagem e de celebração para as crianças - sim, porque aprender sem alegria, excitação e felicidade, não é aprender! Nesta séria de 3 vídeos curtos explicamos as bases da abordagem:
1) "Metodologia de projeto"? O que é que isso é mesmo? > https://youtu.be/_N8C8MBcbUk
2) Metodologia de projeto - da imaginação à celebração, em 4 fases > https://youtu.be/uhIy1Okn4-A
3) Derrubar as paredes da sala de aulas > https://youtu.be/pgQ5AXno3X0
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Ludotempo - Associação de Promoção do Brincar
Vamos mostrar-vos o protótipo do Baú do Brincar
A iniciação das crianças na metodologia do Laboratório a a partir dos materiais que desenhámos/ criámos para o Baú do Brincar (e o próprio Baú em si).
Andamos há quatro anos a tentar perceber como poderíamos otimizar a experiência das crianças... e a fórmula do sucesso foi... observar! Como é que as crianças interagem com os Blocos Criativos, ao que é que gostam de brincar... e depois imaginar de que mais precisariam para levar a brincadeira um pouco mais à frente.
Neste vídeo explicamos o que é Baú do Brincar e as suas funcionalidades https://youtu.be/u1XQnPwQcRE.
Se quiseres apoiar este projeto clica em "contribuir" e depois de colocar o valor do donativo clicar em "apoiar incondicionalmente".
Saudações brincadoras!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários